Educação Inclusiva


Introdução
O presente trabalho surge de uma pesquisa colectiva, em grupo, com o objectivo de arrecadar um novo conhecimento sobre essa matéria e com a finalidade de ter um bom aproveitamento com o mesmo. O trabalho foi feito com ajuda de uma agenda do professor para a colecta da informação.
Neste presente trabalho de pesquisa ou busca de conhecimento que visa falar da Educação Inclusiva, e se segue o desenvolvimento deste tema, onde há uma explicitação detalhada no máximo possível de uma rápida percepção.
Com o desenvolvimento deste tema durante a pesquisa pretendemos arrecadar ou temos como objectivo a busca de um novo conhecimento, ficar a saber o que é isso de educação Inclusiva, para elevar o nosso conhecimento com um novo.

Educação Inclusiva
A educação inclusiva é um processo de desenvolvimento da escola regular, no seu todo, virado para o acolhimento educacional de todas as crianças, jovens e adultos, respeitando as suas diversidades, físico-mental, cultural, social, linguística, racial, religiosa e outras particularidades.
A educação inclusiva busca maximizar todos os recursos existentes localmente (humanos, financeiros tecnológicos e outros) para que se melhore a qualidade de aprendizagem de cada e de todas as crianças, jovens e adultos com Necessidades Educativas Especiais (NEE).
Na educação inclusiva o processo de aprendizagem do aluno é assim questionado permanentemente, tal questionamento é feito pelas seguintes questões em alguns dos casos:
Ø  Porque ele aprende?
Ø  Como ele aprende?
Ø  De quem ele aprende?
Ø  Quando e onde ele aprende?
Ø  Com quem ele aprende?
Ø  O que ele ensina?
Estas são algumas questões colocadas no processo de aprendizagem do aluno.
Acima nos falamos das Necessidades Educativas Especiais, mas não chegamos de defini-las ou dizer ao certo o que são, portanto agora nos iremos de uma clara e objectiva falar ou dizer o que são.
Necessidades Educativas Especiais (NEE)
Há uma necessidade Educativa Especial quando um problema (físico, cultural, religioso, sensorial, intelectual, emocional, social, ambiental ou qualquer combinação destes factores e outros) afecta a aprendizagem ao ponto de serem necessários:
Ø  Acessos especiais ao currículo;
Ø  Condições de aprendizagem especialmente adaptadas para que o aluno possa receber uma educação apropriada.
Crianças, jovens e os alunos com Necessidades Educativas Especiais
As crianças, jovens e alunos com as necessidades Educativas Especiais são:
Ø  Superdotados ou talentosos;
Ø  Com atraso mental;
Ø  Surdas e hipoacusias;
Ø  Cegas e amblíopes;
Ø  Com problemas físico motores;
Ø  Com perturbações emocionais;
Ø  Traumatizadas;
Recursos de educação Inclusiva
Centros vocacionados ao ensino básico e secundário que leccionam da 1a a 12a classe do SNE, com programas de formação profissional direccionadas para a área de carpintaria, serralharia civil, electricidade doméstica, informática, corte e costura com atendimento psicopedagógico, através de serviços de diagnóstico e orientação.
Finalidade dos Recursos de Educação Inclusiva
       I.            Capacitar ou formar os profissionais do nível médio ou superior em estratégias, metodológicas especificas de como lidar com crianças e jovem com Necessidades Educativas Especiais, (NEE’s) na perspectiva de inclusão escolar.
    II.            Garantir a produção e reprodução de material didáctico especifica;
 III.            Assegurar a colocação de material didáctico de consulta a disposição de todos;
 IV.            Construir centro bibliográfico de referência para os processos e estratégias da inclusão escolar;
    V.            Prestar atenção directa com as pessoas com ou sem Necessidades Educativas Especiais.
 VI.            Assegurar o aconselhamento psicopedagógico;
VII.            Promover o processo de troca de experiência com outras instituições de ensino;
VIII.            Servir de centro de intervenção na área da deficiência.

Serviços de diagnóstico e Orientação
São serviços especializadas para os que precisam de aconselhamento e orientação a nível da escola, família e comunidade com carácter preventivo. Trata-se, pois, de uma equipa virada a prestar apoio psicossocial, com seguintes tarefas:
Ø  Melhorar a aprendizagem dos alunos;
Ø  Promover o trabalho multidisciplinar;
Ø  Aperfeiçoar o sistema de avaliação e diagnostico a partir da introdução das novas metodologias e instrumentos de investigação.
Condições de ingresso
       I.            A idade do ingresso é a partir dos 6 anos para a criança com/sem NEE;
    II.            Os alunos são orientados para os vários cursos de acordo com idade e habilidades demonstradas;
 III.            Os alunos com NEE, frequentando outras instituições de ensino, podem deslocar-se aos centros de Recursos para beneficiarem de formação profissionalizante;
 IV.            O período de realização das matrículas e fixado anualmente através de um diploma Ministerial;
    V.            Os curricula do Ensino Básico e Secundário são os mesmos, com atendimento individualizado e diferencial caso a caso;
 VI.            Cada turma tem 20 alunos, destes 12 sem Necessidades Educativas Especiais e 8 com Necessidades Educativas Especiais


Conclusão
Durante a pesquisa e elaboração do trabalho tivemos a oportunidade de saber que a Educação Inclusivaé um processo de desenvolvimento da escola regular, no seu todo, virado para o acolhimento educacional de todas as crianças, jovens e adultos, respeitando as suas diversidades, físico-mental, cultural, social, linguística, racial, religiosa e outras particularidades, também dizer que foi óptimo a recomendação do trabalho porque com ele ficamos cientes de um novo saber e com ele esperamos mudar a nossa mentalidade para uma nova e melhor.

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