Introdução
O presente trabalho surge de uma pesquisa colectiva, em
grupo, com o objectivo de arrecadar um novo conhecimento sobre essa matéria e
com a finalidade de ter um bom aproveitamento com o mesmo. O trabalho foi feito
com ajuda de uma agenda do professor para a colecta da informação.
Neste presente trabalho de
pesquisa ou busca de conhecimento que visa falar da Educação Inclusiva, e se segue o desenvolvimento deste tema, onde
há uma explicitação detalhada no máximo possível de uma rápida percepção.
Com o desenvolvimento deste
tema durante a pesquisa pretendemos arrecadar ou temos como objectivo a busca
de um novo conhecimento, ficar a saber o que é isso de educação Inclusiva, para
elevar o nosso conhecimento com um novo.
Educação Inclusiva
A educação inclusiva é um
processo de desenvolvimento da escola regular, no seu todo, virado para o
acolhimento educacional de todas as crianças, jovens e adultos, respeitando as
suas diversidades, físico-mental, cultural, social, linguística, racial, religiosa
e outras particularidades.
A educação inclusiva busca
maximizar todos os recursos existentes localmente (humanos, financeiros
tecnológicos e outros) para que se melhore a qualidade de aprendizagem de cada
e de todas as crianças, jovens e adultos com Necessidades Educativas Especiais (NEE).
Na educação inclusiva o
processo de aprendizagem do aluno é assim questionado permanentemente, tal
questionamento é feito pelas seguintes questões em alguns dos casos:
Ø
Porque ele aprende?
Ø
Como ele aprende?
Ø
De quem ele aprende?
Ø
Quando e onde ele aprende?
Ø
Com quem ele aprende?
Ø
O que ele ensina?
Estas são algumas questões
colocadas no processo de aprendizagem do aluno.
Acima nos falamos das Necessidades Educativas Especiais, mas
não chegamos de defini-las ou dizer ao certo o que são, portanto agora nos
iremos de uma clara e objectiva falar ou dizer o que são.
Necessidades Educativas Especiais (NEE)
Há uma necessidade Educativa
Especial quando um problema (físico, cultural, religioso, sensorial,
intelectual, emocional, social, ambiental ou qualquer combinação destes
factores e outros) afecta a aprendizagem ao ponto de serem necessários:
Ø
Acessos especiais ao currículo;
Ø
Condições de aprendizagem especialmente adaptadas para
que o aluno possa receber uma educação apropriada.
Crianças, jovens e os alunos com Necessidades Educativas
Especiais
As crianças, jovens e alunos
com as necessidades Educativas Especiais são:
Ø
Superdotados ou talentosos;
Ø
Com atraso mental;
Ø
Surdas e hipoacusias;
Ø
Cegas e amblíopes;
Ø
Com problemas físico motores;
Ø
Com perturbações emocionais;
Ø
Traumatizadas;
Recursos de educação Inclusiva
Centros vocacionados ao ensino
básico e secundário que leccionam da 1a a 12a classe do
SNE, com programas de formação profissional direccionadas para a área de
carpintaria, serralharia civil, electricidade doméstica, informática, corte e
costura com atendimento psicopedagógico, através de serviços de diagnóstico e
orientação.
Finalidade dos Recursos de Educação Inclusiva
I.
Capacitar ou formar os profissionais do nível médio ou
superior em estratégias, metodológicas especificas de como lidar com crianças e
jovem com Necessidades Educativas Especiais, (NEE’s) na perspectiva de inclusão
escolar.
II.
Garantir a produção e reprodução de material didáctico
especifica;
III.
Assegurar a colocação de material didáctico de consulta a
disposição de todos;
IV.
Construir centro bibliográfico de referência para os
processos e estratégias da inclusão escolar;
V.
Prestar atenção directa com as pessoas com ou sem
Necessidades Educativas Especiais.
VI.
Assegurar o aconselhamento psicopedagógico;
VII.
Promover o processo de troca de experiência com outras
instituições de ensino;
VIII.
Servir de centro de intervenção na área da deficiência.
Serviços de diagnóstico e Orientação
São serviços especializadas
para os que precisam de aconselhamento e orientação a nível da escola, família
e comunidade com carácter preventivo. Trata-se, pois, de uma equipa virada a
prestar apoio psicossocial, com seguintes tarefas:
Ø
Melhorar a aprendizagem dos alunos;
Ø
Promover o trabalho multidisciplinar;
Ø
Aperfeiçoar o sistema de avaliação e diagnostico a partir
da introdução das novas metodologias e instrumentos de investigação.
Condições de ingresso
I.
A idade do ingresso é a partir dos 6 anos para a criança
com/sem NEE;
II.
Os alunos são orientados para os vários cursos de acordo
com idade e habilidades demonstradas;
III.
Os alunos com NEE, frequentando outras instituições de
ensino, podem deslocar-se aos centros de Recursos para beneficiarem de formação
profissionalizante;
IV.
O período de realização das matrículas e fixado
anualmente através de um diploma Ministerial;
V.
Os curricula do Ensino Básico e Secundário são os mesmos,
com atendimento individualizado e diferencial caso a caso;
VI.
Cada turma tem 20 alunos, destes 12 sem Necessidades
Educativas Especiais e 8 com Necessidades Educativas Especiais
Conclusão
Durante a pesquisa e elaboração do trabalho
tivemos a oportunidade de saber que a Educação Inclusivaé um processo de
desenvolvimento da escola regular, no seu todo, virado para o acolhimento
educacional de todas as crianças, jovens e adultos, respeitando as suas
diversidades, físico-mental, cultural, social, linguística, racial, religiosa e
outras particularidades, também dizer que foi óptimo a recomendação do trabalho
porque com ele ficamos cientes de um novo saber e com ele esperamos mudar a
nossa mentalidade para uma nova e melhor.
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