Resumo/Citação
3.1. Conceito:
Segundo NASCIMENTO (2006:13) texto expositivo parenta uma questão, situação
ou problema de modo que o destinatário obtenha um conhecimento tanto quanto
possível completo sobre o que se explica.
Texto expositivo-explicativo é aquele que expõe e explica cm tentativa de transmitir
o conhecimento de uma forma clara e precisa.
O texto expositivo explicativo tem como finalidade tornar possíveis
processos, relações pedagógicos didácticos científicos.
3.2. Organização retórica
O texto exposetivo-explicativo apresenta a seguinte organização retórica:
Momento de questionar (introdução) corresponde, geralmente, a delimitação
do tema, onde se faz referência aos antecedentes e se apresenta estado da
questão.
Momento da resolução (desenvolvimento) compreende o corpo do texto
apresentando os dados de forma sistemática, interligando-os;
Momento de conclusão não necessariamente presente em todos textos, mas havendo,
ele devera decorrer do questionamento inicial e apresentar-se-á sob forma de
apelo, persuasão ou recomendação a ser apresentada pelos interessantes,
modificando a sua atitude.
3.3. Organização discursiva
A organização discursiva do texto expositivo-explicativo apresenta:
Segmento expositivos corresponde a sucessão da informação que tem como
finalidade fazer saber e fazer compreender;
Segmento explicativos visa fazer compreender porque e o como de um processo
ou de uma relação,
Segmento meta discursiva: são assim designados pelo facto de sujeito
enunciador, servir-se dele para marcar uma articulação no discurso: anunciar o
que vai ser dito; resumir o que se disse; antecipar o que se vai ser dito e focalizar
o que vai ser dito.
3.4. Características linguísticas
O texto exposetivo-explicativo, apresenta uma linguagem objectiva, clara e
simples.
O texto exposetivo-explicativo se compõe de categorias de enunciados:
-Enunciados expositivo e caracterizada pela ausência de marcas gramaticais
da primeira e da segunda pessoa, cuja a intenção e não fazer transparecer a presença
do sujeito anunciador, pelo uso do presente e do pretérito perfeito do i indicativo
e pelo recurso a forma passiva.
Enunciador explicativo: são caracterizados pela recorrência a constituição
de detalhes, visando caracterizados pelo uso de afirmativa ou negativa.
Enunciados”balizas” permite que o enunciador comente o desenrolar dos
acontecimentos, caracterizado pelo uso de pronomes, por forma de imperativo,
por verbo no futuro, pelo uso de técnicos temporais.
3.5. Coerência e progressão
textual
É uma propriedade semântica do discurso baseada na interpretação
individual, posta em relacionamento com interpretação das outras frases.
De forma a manter a coerência e progressão textual, o texto expositivo
explicativo recorre-se:
Substituições nominais: consistem na escolha ou eliminação de um vocábulo
mais adequado;
Normalizações: permite condensar o que foi dito;
Orações relativas: funcionam como meio de expansão de nome, servem para
focalizar atenção sobre determinado traço;
Conectores: estabelece as conexões que existem entre diversas partes do
texto, numa sucessão típica do discurso;
Reformulações parafrásticas: meio que aclara o que foi dito.
4.Texto Argumentativo
Explicativo
De açodo como OLIVEIRA (1997:20), elaborar um texto argumentativo é expor
um assunto, demonstrar ou rebater a variedade de uma tese, defender uma
opinião.
O texto argumentativo é um texto polémico por excelência, porque o mesmo
tema pode suscitar varias interpretações dependendo da opinião de cada
articulista.
Argumentação: é o encadeado do argumento, o percurso com que o raciocínio
classifica e demonstra a veracidade ou falsidade de uma tese, aceitando ou não
de um ponto de vista.
4.1. Organização retórica
Ø
A exposição
da tese tem por objectivo a formação das ideias que se vai defender
Ø
Conjunto
de argumentos, tem como finalidade de apresentar os movimentos em que se
fundamenta a tese.
Ø
Conclusão,
é a mais síntese de todos e tem o conjunto de argumentos apresentados.
4.2. Organização discursiva
Discurso jurídico, deseja levar o destinatário a decidir sobre coisa
passada;
Discurso deliberativo, deseja a destinatário a decidir sobre coisa futura;
Discurso epidéctico, pretende-se a reforçar a posição do destinatário, a
realidade que coincide com valor cívico;
Argumentos: são provas ou raciocínios destinados a justificar ou refutar
uma determinada tese ou afirmação.
Argumentos são processos ou instrumentos pelas quais as razoes progridem de
conhecido para desconhecido.
Tese é a ideia em que defendemos necessariamente polémica.
4.2.1. Formas discursivas de
apoio a argumentação
Formas introdutivas: comecemos por…, o primeiro aspecto dirá respeito á…, é
necessário lembrar que…
Transições: passemos a presença de…, consideremos o caso de..., antes de
passar a… É preciso notar que…
Formas conclusivas: por consequência…, por isso…, em suma.., pode-se
concluir dizendo que…
Enumeração: em primeiro lugar, segundo, antes de tudo, em seguida, por
outro lado, etc.
Expressões de reserva: todavia, mas, contudo, no entanto, etc
Formas de insistência: não só… mas também, mesmo.., com maior razão.
Inserção de um exemplo: consideremos o caso de…, o exemplo de, confirma
que, o caso seguinte pode ilustrar que, tal é o caso de.
Referencia: a compreensão na leitura, edições ASA Lisboa,1993
A dinâmica da escrita.5ª edicao.Lisboa, PLATANO ED., 2006
Autores: GIASSON, Jocelyne
NASCIMETO, Zacarias.
REI, J, Esteves.
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