Aula e Tipos de Aulas


Aula
A aula é a forma básica de organização do ensino. 
Existem seis(6) tipos de aulas a saber:
  • 1-      Aula de introdução ou introdutória
  • 2-      Aula de transmissão de conteúdo novo
  • 3-      Aula de repetição
  • 4-      Aula de Exercitação
  • 5-      Aula de Sistematização
  • 6-      Aula de Avaliação
1.Aula introdutória
Geralmente tem lugar no inicio de estudo de um novo capitulo ou unidade didáctica.
Pretende-se com esta aula dar informação aos alunos sobre os objectivos que se pretendem alcançar com o estudo, faz-se um diagnóstico ter certeza da existência de pré-requisitos. Nesta aula, faz-se a consolidação dos conhecimentos essenciais adquiridos anteriormente e se procura provocar um interesse, necessidade e disposição para o novo conteúdo.
*      Os alunos tem aqui a oportunidade de repetir e sistematizar conteúdos essenciais
*      No fim da aula pode se marcar exercícios para casa (TPC) envolvendo matéria anterior e matéria posterior, cuja solução só se pode ter na aula posterior, o que suscitará curiosidade, interesse e disposição pela matéria nova.

2.Aula nova/ Aula de Transmissão de conteúdo novo
Refere-se a aula nova, em que os conteúdos a serem tratados são novos para o aluno. Nesta aula media-se o conteúdo novo, proveniente de várias fontes do saber: desde fontes directas: Experiências directas  (Observações de processos, experiências, excursões) e fontes indirectas( através de representações logísticas): Palavras, modelos, gráficos, etc
Na aula nova deve se preocupar/ concentrar-se no essencial, assegurar que o aluno dominem o fundamental exigido pelo programa e necessário para a aprendizagem do conteúdo seguinte/ saber dosear. Por exemplo: o conhecimento fulcral; a compreensão de um conceito básico, o significado de uma técnica nova, etc

3. Aula de Repetição/Repetição
  A aula de repetição visa a consolidação da matéria, mediante a mesma se reafirmam os conhecimentos e as capacidades fundamentais, mediante as repetições o professor obtém uma base para avaliar cada aluno ou a todo grupo.
Muitas vezes, as aulas de repetição são temidas que podem fazer perder tempo, mas, é um erro. Contrariamente, um dos grandes segredos para ganhar tempo consiste em repetir sempre que sentir necessário, porque ai se progride rapidamente, porque os conteúdos bem consolidados servem de base (pré-requisito) para a aprendizagem do conteúdo seguinte, evitando desta maneira prolongar explicações a alunos que não perceberam por falta de pré-requisitos.
Nas aulas de repetição, se devem repetir os factos e generalizações mais importantes, especial atenção para os conhecimentos que o aluno deve memorizar, como: nomes, regras, formulas, etc.
Para que se efective a repetição, requer-se três condições principais: regularidade; sistematização em estrutura e riqueza ou variedade nas formas de repetição (utilizar meios ilustrativos; procurar buscar novas vias com maiores possibilidades de êxito)

4. Aula de Exercitação/Exercícios
Exercitação se refere a repetição de acções com o objectivo de desenvolver capacidades e habilidades. Todas capacidades do homem necessitam de exercitação para a sua formação, aperfeiçoamento e fixação.
Os exercidos permitem ao aluno penetrar mais profundamente na matéria, e está em estreita ligação com a repetição.
Formas de exercitação: directa – realiza objectivos especiais de exercitação, determinadas habilidades e capacidades: exercitação no ensino de matemática, de lingua, de ginástica, desenho, etc.
NB: Tanto a repetição bem como a Exercitação visam a assimilação duradoura e sólida dos conhecimentos e capacidades, portanto, consolidam  a fixação dos conteúdos na mente do aluno.

5. Aula de Sistematização
É aquela que tem como função a estruturação dos conhecimentos adquiridos e consolidados que, uma vez sistematizados, criam possibilidades para a sua aplicação em diferentes situações.
A sistematização consiste em integrar e estrutural logicamente, através de quadros, gráficos, tabelas, dando a visão de um conjunto de conhecimentos, experiências e habilidades.
A Sistematização ajuda os alunos a agir de maneira organizada e sistemática

6. Aula avaliativa/Avaliação – aquela que tem a função de levar o aluno a aplicar os conhecimentos adquiridos, consolidados e sistematizados.
Consiste no último estágio ou degrau
Conhecimento compreensão-Aplicação- Análise – Síntese – Avaliação.
Avaliação - consiste num processo de a colecta e análise de dados, com intuito de verificar se os objectivos propostos foram atingidos. (Haidt:2002)
Portanto, é comum entender a avaliação como o resultado de testes, provas, trabalhos, no qual se atribui uma nota, ou se decide se aprova ou reprova.
Avaliação – é um processo contínuo de pesquisas que visa interpretar os conhecimentos, habilidades e atitudes do aluno, tendo em vista mudanças esperadas no comportamento, propostas nos objectivos, a fim de que haja condições de decidir sobre alternativas da planificação do trabalho do professor e da escola como um todo.

Existem muitos conceitos sobre a avaliação; dum  modo geral,  ela pressupõe classificar os alunos, determinarem que medida cada um dos objectivos foi atingido e a qualidade dos métodos e meios de ensino e dos próprios professores, seleccionar os alunos, etc
Avaliar é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos

  • ü  Pode-se a partir dela perceber-se do rendimento ou aproveitamento escolar dos alunos e traduzi-lo em dados qualitativos e quantitativos
  • ü  Perceber se da incorrecção ou correcção do trabalho desenvolvido pelo professor para ver se há ou não necessidade da revisão do PEA
Objecto da avaliação:
A avaliaçao dirige-se essencialmente ao progresso nos resultados de aprendizagem demonstrados ao longo e ao fim do ano lectivo.
Os aspectos a avaliar devem ter em conta:
a) o nível médio dos conhecimentos, habilidades, capacidades, atitudes, convicções e maneiras de comportamento (saber, saber fazer, saber ser, saber estar) inicial do aluno.
b) O nível médio de conhecimentos, habilidades, capacidades, atitudes, convicções e maneiras de comportamento, final dos alunos a serem considerados aptos

Interpretação de dados
Segundo Pilete (2010), o professor precisa seguir alguns princípios básicos ao aplicar un instrumento de avaliação.
É preciso estabelecer com clareza o que vai ser avaliado (avaliar o aproveitamento, a inteligência, o desenvolvimento socioemocional, as competências e habilidades;
*      Seleccionar instrumentos adequados para a avaliar o que se pretende avaliar;
*      Ter consciência de possibilidades e limitações dos instrumentos de avaliação

*      A avaliação é um meio para alcançar fins e não um fim em si mesma.

Com a avaliação pode se:

Medir o nível de aprendizagem;
  • Comparar o decorrer e os resultados da aprendizagem com os objectivos pretendidos
  • Analisar problemas e possibilidades de desenvolvimento
  • Permite consolidar o saber, o saber ser, saber fazer, saber ser
  • Desenvolve capacidade de auto-avaliação
  • Desenvolve a capacidade de auto-correcção
NB: A Avaliação é como uma bússola, como um gps, que orienta o professor rumo aos objectivos propostos.  Ela indica ao professor e ao aluno o estagio de desenvolvimento dos alunos em termos da aprendizagem, e ambos podem ver a que distâncias se encontram das metas estabelecidas.

Tipos de Avaliação
Segundo Nérici(1989), Cortesão&Tores (1990), Piletti(1990), Libânio(1992), e tantos outros, podemos encontrar três tipos de avaliações no PEA: Avaliação diagnostica, formativa ou contínua e avaliação sumativa

Avaliação Diagnóstica – tem o objectivo de verificar o domínio de pré-requisitos necessários para nova aprendizagem ou aprendizagens posteriores.

Avaliação contínua ou formativa – é aquela que se realiza continuamente ao longo das aulas, tem uma função formativa, pois dá a conhecer ao professor e ao aluno se os objectivos estão sendo alcançados, identificar os obstáculos que estão a comprometer a aprendizagem, a razão desses obstáculos.

Avaliação sumativa – aquela realizada no fim de uma determinada etapa (unidade, trimestre, semestre, ano, curso). Mede-se portanto, a distância a que o aluno ficou das metas pré-estabelecidas, avalia-se o alcance dos objectivos traçados, a distância é quantificado, ou simplesmente, classificada. A função desta avaliação é meramente emitir um juízo de valor final.

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