Aula
A aula é a forma básica de organização do ensino.
Existem seis(6)
tipos de aulas a saber:
- 1- Aula de introdução ou introdutória
- 2- Aula de transmissão de conteúdo novo
- 3- Aula de repetição
- 4- Aula de Exercitação
- 5- Aula de Sistematização
- 6- Aula de Avaliação
1.Aula introdutória
Geralmente tem lugar no inicio de estudo de um novo
capitulo ou unidade didáctica.
Pretende-se com
esta aula dar informação aos alunos sobre os objectivos que se pretendem alcançar
com o estudo, faz-se um diagnóstico ter certeza da existência de
pré-requisitos. Nesta aula, faz-se a consolidação dos conhecimentos essenciais
adquiridos anteriormente e se procura provocar um interesse, necessidade e
disposição para o novo conteúdo.
Os
alunos tem aqui a oportunidade de repetir e sistematizar conteúdos essenciais
No
fim da aula pode se marcar exercícios para casa (TPC) envolvendo matéria
anterior e matéria posterior, cuja solução só se pode ter na aula posterior, o
que suscitará curiosidade, interesse e disposição pela matéria nova.
2.Aula nova/ Aula de Transmissão de conteúdo novo
Refere-se a aula nova, em que os conteúdos a serem tratados são novos para
o aluno. Nesta aula media-se o conteúdo novo, proveniente de várias fontes do
saber: desde fontes directas: Experiências directas (Observações de processos, experiências,
excursões) e fontes indirectas( através de representações logísticas):
Palavras, modelos, gráficos, etc
Na aula nova deve se preocupar/ concentrar-se no essencial, assegurar que o
aluno dominem o fundamental exigido pelo programa e necessário para a
aprendizagem do conteúdo seguinte/ saber dosear. Por exemplo: o conhecimento
fulcral; a compreensão de um conceito básico, o significado de uma técnica
nova, etc
3. Aula de Repetição/Repetição
A aula de repetição visa a
consolidação da matéria, mediante a mesma se reafirmam os conhecimentos e as
capacidades fundamentais, mediante as repetições o professor obtém uma base
para avaliar cada aluno ou a todo grupo.
Muitas vezes, as
aulas de repetição são temidas que podem fazer perder tempo, mas, é um erro.
Contrariamente, um dos grandes segredos para ganhar tempo consiste em repetir
sempre que sentir necessário, porque ai se progride rapidamente, porque os
conteúdos bem consolidados servem de base (pré-requisito) para a aprendizagem
do conteúdo seguinte, evitando desta maneira prolongar explicações a alunos que
não perceberam por falta de pré-requisitos.
Nas aulas de repetição, se devem repetir os factos e
generalizações mais importantes, especial atenção para os conhecimentos que o
aluno deve memorizar, como: nomes, regras, formulas, etc.
Para que se efective a repetição, requer-se três
condições principais: regularidade; sistematização em estrutura e riqueza ou
variedade nas formas de repetição (utilizar meios ilustrativos; procurar buscar novas vias com
maiores possibilidades de êxito)
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4. Aula de
Exercitação/Exercícios
Exercitação se refere a
repetição de acções com o objectivo de desenvolver capacidades e habilidades.
Todas capacidades do homem necessitam de exercitação para a sua formação,
aperfeiçoamento e fixação.
Os exercidos permitem ao aluno penetrar mais
profundamente na matéria, e está em estreita ligação com a repetição.
Formas de exercitação: directa – realiza objectivos especiais de exercitação, determinadas
habilidades e capacidades: exercitação no ensino de matemática, de lingua, de
ginástica, desenho, etc.
NB: Tanto a
repetição bem como a Exercitação visam a assimilação duradoura e sólida dos
conhecimentos e capacidades, portanto, consolidam a fixação dos conteúdos na mente do aluno.
5. Aula de Sistematização
É aquela que tem como função a estruturação dos
conhecimentos adquiridos e consolidados que, uma vez sistematizados, criam
possibilidades para a sua aplicação em diferentes situações.
A sistematização
consiste em integrar e estrutural logicamente, através de quadros, gráficos,
tabelas, dando a visão de um conjunto de conhecimentos, experiências e
habilidades.
A Sistematização
ajuda os alunos a agir de maneira organizada e sistemática
6. Aula avaliativa/Avaliação – aquela que tem a função de levar o aluno a aplicar os
conhecimentos adquiridos, consolidados e sistematizados.
Consiste no último
estágio ou degrau
Conhecimento
compreensão-Aplicação- Análise – Síntese – Avaliação.
Avaliação -
consiste num processo de a colecta e análise de dados, com intuito de verificar
se os objectivos propostos foram atingidos. (Haidt:2002)
Portanto, é comum
entender a avaliação como o resultado de testes, provas, trabalhos, no qual se
atribui uma nota, ou se decide se aprova ou reprova.
Avaliação – é um processo contínuo de pesquisas que visa interpretar os conhecimentos,
habilidades e atitudes do aluno, tendo em vista mudanças esperadas no
comportamento, propostas nos objectivos, a fim de que haja condições de decidir
sobre alternativas da planificação do trabalho do professor e da escola como um
todo.
Existem muitos conceitos sobre a avaliação; dum modo geral,
ela pressupõe classificar os alunos, determinarem que medida cada um dos
objectivos foi atingido e a qualidade dos métodos e meios de ensino e dos
próprios professores, seleccionar os alunos, etc
Avaliar é uma reflexão sobre o
nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos
- ü Pode-se a partir dela perceber-se do rendimento ou aproveitamento escolar dos alunos e traduzi-lo em dados qualitativos e quantitativos
- ü Perceber se da incorrecção ou correcção do trabalho desenvolvido pelo professor para ver se há ou não necessidade da revisão do PEA
A avaliaçao dirige-se essencialmente ao progresso nos resultados de aprendizagem demonstrados ao longo e ao fim do ano lectivo.
Os aspectos a avaliar devem ter em conta:
a) o nível médio dos conhecimentos, habilidades, capacidades, atitudes, convicções e maneiras de comportamento (saber, saber fazer, saber ser, saber estar) inicial do aluno.
b) O nível médio de conhecimentos, habilidades, capacidades, atitudes, convicções e maneiras de comportamento, final dos alunos a serem considerados aptos
Interpretação de dados
Segundo Pilete (2010), o professor precisa seguir alguns princípios básicos ao aplicar un instrumento de avaliação.
É preciso estabelecer com clareza o que vai ser avaliado (avaliar o aproveitamento, a inteligência, o desenvolvimento socioemocional, as competências e habilidades;
Com a avaliação pode se:
Medir o nível de aprendizagem;
Os aspectos a avaliar devem ter em conta:
a) o nível médio dos conhecimentos, habilidades, capacidades, atitudes, convicções e maneiras de comportamento (saber, saber fazer, saber ser, saber estar) inicial do aluno.
b) O nível médio de conhecimentos, habilidades, capacidades, atitudes, convicções e maneiras de comportamento, final dos alunos a serem considerados aptos
Interpretação de dados
Segundo Pilete (2010), o professor precisa seguir alguns princípios básicos ao aplicar un instrumento de avaliação.
É preciso estabelecer com clareza o que vai ser avaliado (avaliar o aproveitamento, a inteligência, o desenvolvimento socioemocional, as competências e habilidades;
Seleccionar
instrumentos adequados para a avaliar o que se pretende avaliar;
Ter consciência de
possibilidades e limitações dos instrumentos de avaliação
A avaliação é um
meio para alcançar fins e não um fim em si mesma.
Com a avaliação pode se:
Medir o nível de aprendizagem;
- Comparar o decorrer e os resultados da aprendizagem com os objectivos pretendidos
- Analisar problemas e possibilidades de desenvolvimento
- Permite consolidar o saber, o saber ser, saber fazer, saber ser
- Desenvolve capacidade de auto-avaliação
- Desenvolve a capacidade de auto-correcção
NB: A Avaliação é como uma bússola, como um gps, que
orienta o professor rumo aos objectivos propostos. Ela indica ao professor e ao aluno o estagio
de desenvolvimento dos alunos em termos da aprendizagem, e ambos podem ver a
que distâncias se encontram das metas estabelecidas.
Tipos de Avaliação
Segundo Nérici(1989),
Cortesão&Tores (1990), Piletti(1990), Libânio(1992), e tantos outros,
podemos encontrar três tipos de avaliações no PEA: Avaliação diagnostica, formativa ou contínua e avaliação sumativa
Avaliação Diagnóstica – tem o objectivo de verificar o domínio de pré-requisitos necessários para
nova aprendizagem ou aprendizagens posteriores.
Avaliação contínua ou formativa – é aquela que se realiza continuamente ao longo das
aulas, tem uma função formativa, pois dá a conhecer ao professor e ao aluno se
os objectivos estão sendo alcançados, identificar os obstáculos que estão a
comprometer a aprendizagem, a razão desses obstáculos.
Avaliação sumativa – aquela realizada no fim de uma determinada etapa (unidade, trimestre,
semestre, ano, curso). Mede-se portanto, a distância a que o aluno ficou das
metas pré-estabelecidas, avalia-se o alcance dos objectivos traçados, a
distância é quantificado, ou simplesmente, classificada. A função desta
avaliação é meramente emitir um juízo de valor final.
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