Educação Inclusiva
O que é a Educação Inclusiva
·
a
educacao inclusiva é um processo de desenvolvimento da escola, no seu tudo,
virando para o acolhimento educacional de todas as criancas, jovens e adultos,
respeitando as suas diversidades, fisico-mental, cultural, social, linguistica,
racial, religioso e outras particularidades.
·
A
Educação inclusiva busca minimizar todos os recursos existente localmente
(humanos, financeiros, materiais, tecnológicos e outros) para que se melhor a
quantidade de aprendizagem de cada e de todas crianças, jovens e adultos com
Necessidades educativas especiais (NEE).
Na educação
inclusiva o processo de aprendizagem do aluno é assim questionado permanentemente:
- Porque ele aprende?
- Como ele aprende?
- Quando é onde ele aprende?
- De quem ele aprende?
- Com quem ele aprende?
- O que ele ensina?
Necessidades
Educativas Especiais
Necessidades Educativas Especiais é quando um problema
(físico, sensorial, intelectual, emocional, Social, ou qualquer combinação dessas
problemáticas) afectam a aprendizagem ao ponto de serem necessários acessos
especiais ao currículo, ao currílo espacial ou modificado, ou à condições de
aprendizagem especialmente adoptadas para que ao aluno possa perceber uma
educação apropriada.
Quem são as crianças, jovens e os alunos com NEE:
- Superdotados ou talentosos;
- Com atraso mental;
- Surdas e hipoacusias;
- Cegas e ambliopes;
- Com problemas físicos motores;
- Com problemas de linguagem e fala;
- Com perturbações emocionais;
- Traumatizadas;
- Com dificuldades de aprendizagem;
- Órfã; e
- Outras.
O que são centros de recursos de educação inclusiva?
Centros
vocacionados ao ensino básico e secundário que leccionam da 1° a 12° classe do
SNE, com programas de formação profissional direccionada para as áreas de
carpintaria, serralheria civil, electricidade doméstica, informática, corte e
costura e com atendimento psicopedagógica, através de serviços de diagnóstico e
orientação.
Sua finalidade
a)
capacitar/formar
os profissionais do nível médio e superior em estratégias, metodologias
especiais de como lidar com crianças e jovens com NEE's na pesepectiva de
inclusão escolar;
b)
Garantir
a produção e reprodução de material didáctico específico;
c)
Assegurar
a colocação de material didáctico de consulta à disposição de todos;
d)
Construir
centro bibliográfico de referência para os processos e estratégias de inclusão
escolar;
e)
Prestar
atenção directa às pessoas com ou sem nee;
f)
Assegurar
o aconselhamento psicopedagógico;
g)
Construir
centro de diagnóstico e orientação;
h)
Promover
troca de experiências com outras instituições de ensino;
i)
Servir
de centro de intervenção na área da deficiência.
O que são serviços de diagnóstico e orientação
a)
São
serviços especializados para os que precisam de aconselhamento e orientação a
nível da escola. Trata-se, pois, de uma equipa virada a prestar apoio
psicossocial, com as seguintes tarefas:
b)
Melhorar
a aprendizagem dos alunos;
c)
Promover
o trabalho multidisciplinar;
d)
Aperfeiçoar
o sistema de avaliação e diagnóstico a partir da introdução das novas metodologias
e instrumentos de investigação.
Quais são as condições de ingressos?
a)
A
idade do ingresso é a partir dos 6 anos para crianças com/sem NEE;
b)
Os
alunos são orientados para os vários cursos de acordo com a idade e habilidades
demonstradas;
c)
Os
alunos com NEE, frequentando outras instituições de ensino, podem deslocar-se
aos centros de recursos para beneficiarem de formação profissional
sionalizante;
d)
O
período de realização de matrículas é fixado anualmente através de um diploma
ministerial;
e)
Os
currículos do ensino básico e secundário são os mesmos, com o atendimento
individualizado e diferencial caso a caso;
f)
Cada
turma tem 20 alunos, destes 12 sem NEE e 8 com NEE.
Bibliografia
Giao do
professor 2016, ministério da educação e desenvolvimento humano,
Maputo, 2016, pp 87-88.
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