Educação Inclusiva


Educação Inclusiva
O que é a Educação Inclusiva
·         a educacao inclusiva é um processo de desenvolvimento da escola, no seu tudo, virando para o acolhimento educacional de todas as criancas, jovens e adultos, respeitando as suas diversidades, fisico-mental, cultural, social, linguistica, racial, religioso e outras particularidades.
·         A Educação inclusiva busca minimizar todos os recursos existente localmente (humanos, financeiros, materiais, tecnológicos e outros) para que se melhor a quantidade de aprendizagem de cada e de todas crianças, jovens e adultos com Necessidades educativas especiais (NEE).
Na educação inclusiva o processo de aprendizagem do aluno é assim questionado permanentemente:
  • Porque ele aprende?
  • Como ele aprende?
  • Quando é onde ele aprende?
  • De quem ele aprende?
  • Com quem ele aprende?
  • O que ele ensina?
Necessidades Educativas Especiais
Necessidades Educativas Especiais é quando um problema (físico, sensorial, intelectual, emocional, Social, ou qualquer combinação dessas problemáticas) afectam a aprendizagem ao ponto de serem necessários acessos especiais ao currículo, ao currílo espacial ou modificado, ou à condições de aprendizagem especialmente adoptadas para que ao aluno possa perceber uma educação apropriada.


Quem são as crianças, jovens e os alunos com NEE:
  • Superdotados ou talentosos;
  • Com atraso mental;
  • Surdas e hipoacusias;
  • Cegas e ambliopes;
  • Com problemas físicos motores;
  • Com problemas de linguagem e fala;
  • Com perturbações emocionais;
  • Traumatizadas;
  • Com dificuldades de aprendizagem;
  • Órfã; e
  • Outras.
O que são centros de recursos de educação inclusiva?
Centros vocacionados ao ensino básico e secundário que leccionam da 1° a 12° classe do SNE, com programas de formação profissional direccionada para as áreas de carpintaria, serralheria civil, electricidade doméstica, informática, corte e costura e com atendimento psicopedagógica, através de serviços de diagnóstico e orientação.

Sua finalidade
a)      capacitar/formar os profissionais do nível médio e superior em estratégias, metodologias especiais de como lidar com crianças e jovens com NEE's na pesepectiva de inclusão escolar;
b)      Garantir a produção e reprodução de material didáctico específico;
c)      Assegurar a colocação de material didáctico de consulta à disposição de todos;
d)     Construir centro bibliográfico de referência para os processos e estratégias de inclusão escolar;
e)      Prestar atenção directa às pessoas com ou sem nee;
f)       Assegurar o aconselhamento psicopedagógico;
g)      Construir centro de diagnóstico e orientação;
h)      Promover troca de experiências com outras instituições de ensino;
i)        Servir de centro de intervenção na área da deficiência.

O que são serviços de diagnóstico e orientação
a)      São serviços especializados para os que precisam de aconselhamento e orientação a nível da escola. Trata-se, pois, de uma equipa virada a prestar apoio psicossocial, com as seguintes tarefas:
b)      Melhorar a aprendizagem dos alunos;
c)      Promover o trabalho multidisciplinar;
d)     Aperfeiçoar o sistema de avaliação e diagnóstico a partir da introdução das novas metodologias e instrumentos de investigação.

Quais são as condições de ingressos?
a)      A idade do ingresso é a partir dos 6 anos para crianças com/sem NEE;
b)      Os alunos são orientados para os vários cursos de acordo com a idade e habilidades demonstradas;
c)      Os alunos com NEE, frequentando outras instituições de ensino, podem deslocar-se aos centros de recursos para beneficiarem de formação profissional sionalizante;
d)     O período de realização de matrículas é fixado anualmente através de um diploma ministerial;
e)      Os currículos do ensino básico e secundário são os mesmos, com o atendimento individualizado e diferencial caso a caso;
f)       Cada turma tem 20 alunos, destes 12 sem NEE e 8 com NEE.


Bibliografia
Giao do professor 2016, ministério da educação e desenvolvimento humano, Maputo, 2016, pp 87-88.

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