Uma modalidade
psicodinâmica de orientação vocacional – planejamento por objectivos
As
formas de atendimento período em orientação vocacional limitam-se a atender o
indivíduo em momentos específicos do seu processo de vida e tem como seu
fundamento a compreensão das características individuais, vistas como uma
estrutura estável e passíveis de ser comparada com perfins profissiográficos.
Com o surgimento das teorias desenvolvimentistas, a orientação vocacional deixa
de atender o indivíduo em momentos específicos ou delimitados e passa a
estender-se aos diversos níveis de escolaridade, respeitando o desenvolvimento
maturacional do indivíduo, a dinâmica da sua personalidade e a envolução
permanente do mundo do trabalho.
Neste
contexto, podemos perceber que que as teorias desenvolvimentistas são mais
abrangente, isto é, não só se limita limita a estudar o indivíduo de forma
isolado, como um ente isolado das circunstâncias que o próprio meio lhe
oferece, mas sim tendo em conta o estado situacional do mercado do trabalho na
qual faz parte do seu meio, bem como outros aspectos relevantes que directa ou
indirectamente influênciam na orientação vocacional do mesmo.
Na
psicolofia diferencial, de acordo com a informação anterior, considera-se a
estrutura da personalidade de forma estática enquanto que, a
desenvolvimentista, ressalta-se o processo de estruturação da personalidade,
isto é, considera-se a estrututa da personalidade do indivíduo como uma
estrutura eminentimente dinâmica, o que implica uma nova modalidade no
atendimento em que se visa a estrutura e a maturação do indivíduo.
Tomonando
como exemplo o planejamento por objectivo – modalidade e forma de atendimento
que destina-se fundamentalmente a adolescentes que já possam dominar a lógica
formal, este é adoptado a cada situação, atendendo ao: trabalho como um único
orientando ou com o grupo; nível de maturidade do orientando; momento do
desenvolvimento vocacional; tempo disponível para o desenvovimento do processo.
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