Pedagogia: Definição, Objecto, Importância e Ramos



Pedagogia
Definição
Pedagogia é um conjunto de técnicas, princípios, métodos e estratégias da educação e do ensino, relacionados a administração das escolas e a condição dos assuntos educacionais em um determinado contexto.
A Pedagogia estuda as ideias de educação, segundo uma determinada concepção de vida, e dos processos e técnicas mais eficientes para realiza-los, visando aperfeiçoar e estimular a capacidade de um indivíduo, seguindo objectivos definidos:
O Pedagogo é o Professional graduado a pedagogia, que pode actuar na área de administração escolar, como supervisor, orientador ou director escolar e também no magistério.
O Cursor dura em media 4 anos, com conteúdos na área de teorias pedagógicas, psicologia (educacional, e desenvolvimento infantil), sociologia (o papel da educação e da instituição escolar e a dinâmica da sociedade), metodologia de ensino de disciplinas básicas (língua portuguesa ciências naturais e matemática), laslação educacional.



Objecto de estudo da Pedagogia
Nenhuma Ciência pode formar-se e funcionar se não tem sua especificidade, o seu correspondente objecto de estudo. O objecto de estudo da Pedagogia é a educação com o processo organizado e dirigido. Por isto pode á Pedagogia nomear-se também Ciência da educação.
     Partindo de seu objecto de estudo, a pedagogia estuda as leis de direcção do processo pedagógico (leis de educação);da instrução e do ensino, estuda e aplica a experiencia mais avançada na esfera da educação, reflexa a técnica das ciências pedagógicas e proporciona ao professor o domínio dos métodos e procedimentos mais modernos no campo da educação e no ensino complexo arte da influencia pedagógica sobre o educando.
A pedagogia concentra sua atenção no estudo da actividade do educador e do educando em correspondência com a concepção característica do processo permite satisfazer suas necessidades fundamentais de afecto e contacto emocional. Ao finalizar o primeiro ano de vida esta relação da criança com o adulto manifesta-se também com os objectos que o adulto lhe mostra.
     - De 1 a 3 anos de vida: Actividade reitora é a relação com os objectos, posição erguida, nos quais descobre novas propriedades e chega a estabelecer relações entre eles. Imitam ao adulto.
     -De 3 a 6 anos: Actividade reitora são os jogos de roles. HA mudanças no desenvolvimento da criança no aspecto do crescimento. Aparecem novas forma de relações com os adultos. Já não é só o que o adulto ensina; também as coisas de seus interesses; Há novas exigências para eles.

Importância da Pedagogia

·         Satisfazer as necessidades básicas da aprendizagem de todos e de cada criança, jovem e adulto, para que possam sobreviver, desenvolver suas potencialidades, viver e trabalhar com dignidade, estes mesmos continuarem a aprender ao longo da vida melhorando as suas capacidades e qualidade de vida tomando também decisões fundamentais.
·         Expandir o enfoque da educação básica através da mobilização de mais recursos humanos, financeiros e materiais, da ampliação das estruturas institucionais, da flexibilidade dos modelos curriculares as necessidades de aprendizagem de todos e de cada aprendente, da coragem que dão os professores a agarrarem praticas pedagógicas mais criativas aplicando métodos e estratégias de ensino participativo.
·         Universalizar o acesso e promover a equidade da educação para todos, melhorando a sua qualidade e reduzindo as desigualdades sociais e as disparidades de género, através da criação de oportunidades para a participação de todos, em particular dos grupos minoritários em desvantagem social e incentivando uma maior participação das meninas e das mulheres.

·         Concentrar a atenção na educação de todas crianças, jovens e adultos orientando-a para a aquisição de aprendizagens objectivas e significativas resultantes de praticas pedagógicas criativas e participativas.
·         Ampliar os meios de raio de acção da educação básica face a diversidade, complexidade e carácter mutável das necessidades básicas de aprendizagem de todas crianças, jovens e adultos.
·         Propiciar um ambiente adequado á aprendizagem uma vez que ela não ocorre em situações de isolamento mas em ambientes saudáveis, motivadores e estimulantes.
·         Fortalecer alianças com os diferentes segmentos da sociedade para que seja garantida a oferta de uma educação básica de qualidade para todas as crianças, jovens e adultos.
·         Desenvolver politicas contextualizadas de apoio á educação básica integrada nos sectores social, cultural, ambiental e econômico necessários a satisfação das necessidades básicas de aprendizagem, essenciais para o desenvolvimento individual e social.

Ramos da Pedagogia

·         Pedagogia Escolar
Esta focado no processo formativo-educativo de ensino e aprendizagem e é circular, ainda que complementado por actividades extracurriculares e transversalidade do tema.
·         Pedagogia não escolar
Tem o olhar para os dois processos formativos-educativos de ensino e aprendizagem: a educação referencial-afetiva que deve ser constituída pela família.
·         Pedagogia empresarial
Se ocupa no conhecimento e competências necessárias à melhoria da produtividade de colaboradores isto é dar suporte ás relações entre empregador e empregado.
·         Pedagogia geral
Estuda a educação relacionada com o homem no geral tomado de modo universal.
·         Pedagogia comparada
É o ramo da pedagogia que vela pela identidade, semelhança e diferença de sistemas educativos, fenómenos e factos pedagógicas no espaço e no tema, que são comparados e apreciados conforme as opiniões estabelecidas. 


Enviar um comentário

0 Comentários