Pedagogia
Definição
Pedagogia é um
conjunto de técnicas, princípios, métodos e estratégias da educação e do
ensino, relacionados a administração das escolas e a condição dos assuntos
educacionais em um determinado contexto.
A Pedagogia estuda
as ideias de educação, segundo uma determinada concepção de vida, e dos
processos e técnicas mais eficientes para realiza-los, visando aperfeiçoar e
estimular a capacidade de um indivíduo, seguindo objectivos definidos:
O Pedagogo é o
Professional graduado a pedagogia, que pode actuar na área de administração
escolar, como supervisor, orientador ou director escolar e também no
magistério.
O Cursor dura em media
4 anos, com conteúdos na área de teorias pedagógicas, psicologia (educacional,
e desenvolvimento infantil), sociologia (o papel da educação e da instituição
escolar e a dinâmica da sociedade), metodologia de ensino de disciplinas
básicas (língua portuguesa ciências naturais e matemática), laslação
educacional.
Objecto de estudo da Pedagogia
Nenhuma Ciência
pode formar-se e funcionar se não tem sua especificidade, o seu correspondente
objecto de estudo. O objecto de estudo da Pedagogia é a educação com o processo
organizado e dirigido. Por isto pode á Pedagogia nomear-se também Ciência da educação.
Partindo de seu objecto de estudo, a
pedagogia estuda as leis de direcção do processo pedagógico (leis de educação);da
instrução e do ensino, estuda e aplica a experiencia mais avançada na esfera da
educação, reflexa a técnica das ciências pedagógicas e proporciona ao professor
o domínio dos métodos e procedimentos mais modernos no campo da educação e no
ensino complexo arte da influencia pedagógica sobre o educando.
A pedagogia concentra sua atenção no
estudo da actividade do educador e do educando em correspondência com a concepção
característica do processo permite
satisfazer suas necessidades fundamentais de afecto e contacto emocional. Ao
finalizar o primeiro ano de vida esta relação da criança com o adulto
manifesta-se também com os objectos que o adulto lhe mostra.
- De 1 a 3
anos de vida: Actividade reitora é a relação com os objectos, posição erguida,
nos quais descobre novas propriedades e chega a estabelecer relações entre
eles. Imitam ao adulto.
-De 3 a 6
anos: Actividade reitora são os jogos de roles. HA mudanças no desenvolvimento
da criança no aspecto do crescimento. Aparecem novas forma de relações com os
adultos. Já não é só o que o adulto ensina; também as coisas de seus
interesses; Há novas exigências para eles.
Importância da Pedagogia
· Satisfazer as necessidades básicas da aprendizagem de todos e de cada criança, jovem e adulto, para que possam sobreviver, desenvolver suas potencialidades, viver e trabalhar com dignidade, estes mesmos continuarem a aprender ao longo da vida melhorando as suas capacidades e qualidade de vida tomando também decisões fundamentais.
·
Expandir o enfoque da educação
básica através da mobilização de mais recursos humanos, financeiros e
materiais, da ampliação das estruturas institucionais, da flexibilidade dos
modelos curriculares as necessidades de aprendizagem de todos e de cada aprendente,
da coragem que dão os professores a agarrarem praticas pedagógicas mais
criativas aplicando métodos e estratégias de ensino participativo.
·
Universalizar o acesso
e promover a equidade da educação para todos, melhorando a sua qualidade e
reduzindo as desigualdades sociais e as disparidades de género, através da criação
de oportunidades para a participação de todos, em particular dos grupos minoritários
em desvantagem social e incentivando uma maior participação das meninas e das
mulheres.
· Concentrar a atenção na educação de todas crianças, jovens e adultos orientando-a para a aquisição de aprendizagens objectivas e significativas resultantes de praticas pedagógicas criativas e participativas.
·
Ampliar os meios de
raio de acção da educação básica face a diversidade, complexidade e carácter
mutável das necessidades básicas de aprendizagem de todas crianças, jovens e
adultos.
·
Propiciar um ambiente
adequado á aprendizagem uma vez que ela não ocorre em situações de isolamento
mas em ambientes saudáveis, motivadores e estimulantes.
·
Fortalecer alianças com
os diferentes segmentos da sociedade para que seja garantida a oferta de uma educação básica de
qualidade para todas as crianças, jovens e adultos.
·
Desenvolver politicas
contextualizadas de apoio á educação básica integrada nos sectores social,
cultural, ambiental e econômico necessários a satisfação das necessidades
básicas de aprendizagem, essenciais para o desenvolvimento individual e social.
Ramos da Pedagogia
· Pedagogia Escolar
Esta focado no
processo formativo-educativo de ensino e aprendizagem e é circular, ainda que
complementado por actividades extracurriculares e transversalidade do tema.
·
Pedagogia
não escolar
Tem o olhar para os
dois processos formativos-educativos de ensino e aprendizagem: a educação
referencial-afetiva que deve ser constituída pela família.
·
Pedagogia
empresarial
Se ocupa no
conhecimento e competências necessárias à melhoria da produtividade de
colaboradores isto é dar suporte ás relações entre empregador e empregado.
·
Pedagogia
geral
Estuda a educação
relacionada com o homem no geral tomado de modo universal.
·
Pedagogia
comparada
É o ramo da
pedagogia que vela pela identidade, semelhança e diferença de sistemas
educativos, fenómenos e factos pedagógicas no espaço e no tema, que são
comparados e apreciados conforme as opiniões estabelecidas.
0 Comentários