Voleibo: Historial, Importância e Regras


Voleibol

É um desporto praticado por duas equipas numa quadra rectangular aberta ou fechada. Dividida por uma rede colocada verticalmente sobre a linha central.
Esse desporto é composto por 12 jogadores no campo tendo 6 em cada equipa (2.)
      O voleibol é jogado com uma bola e inclui diversos passes com as mãos. O objectivo principal é lançar a bola por cima da rede e faze-la no chão da equipa adversária.

A prática do voleibol

O voleibol é um desporto que exige a participação de 12 atletas de campo divididas em duas equipas de seis jogadores cada. O jogo começa com uma das equipas a servir, lançando a bola de jogo para o campo adversário. Depois do serviço efectuados, a equipa que recebe pode dar ate três toques, na respectiva, sempre com jogadores diferentes, a lançar novamente a bola para o outro lado do campo, onde joga a outra equipa da mais três toques na bola, quando essa vai a rede sai do recinto quando toca no chão ou quando toca ao meio campo defendido de uma determinada equipa.


Importância

A pratica desta modalidade é fundamental para saúde e bem-estar de uma ser humano.


Ele ensina valores fundamentas, como a auto confiança, a inclusão social, trabalho em equipa e o respeito pelas outras pessoas.

 

Historial do voleibol

Criado por um professor Norte-Americano de educação física, chamado William George Morgan nos EUA, aos 09 de Fevereiro de 1895. Nos finais do século XIX, especificamente em 1895 se tornou director da disciplina de educação física na famaso sede da YMCA ou, ACM mo Brasil Associação Crista de Mocas. O objectivo de Morgan era criar um esporte de equipas sem contacto físico entre os aniversários, de modo a minimizar os riscos de lesões.
Inicialmente jogava-se com uma câmara-de-ar da bola de basquetebol e foi chamado Mintonette, mais rapidamente ganhou popularidade com o nome de Volleybol. Em 1930, o espote já era praticado em todos territórios do mundo, por mais que suas partidas tivessem unicamente campeonato serie e nacionais ocorreu só em 1933, realizado pela União Soviética. Após a sua morte em 1942, foi criada a Federação Internacional do Voleibol no ano de 1947.



Dimensões

ü  O campo de voleibol é rectangular e mede cerca de 18x9 metros.
ü  O recinto de jogo é dividido por uma linha central que separa os dois campos de 9 metros.
ü  Existe uma linha de três metros na direcção do campo a rede para os dois lados. A distância desta para a linha de fundo é de 6 metros.
ü  A rede no voleibol masculino tem uma altura de 2,43 metros, ao passo que no voleibol feminino apresenta na altura 2,24 m.
  

Equipamentos de volei

  • ü  Ginásio com as dimensões mais apropriadas.
  • ü  Redes e postes para a separação dos dois campos.
  • ü  12 Jogadores de campo.
  • ü  Bola de voleibol.
  • ü  Camisola e calção desportivo.
  • ü  Ténis.
  • ü  Equipamentos de protecção como: joalheiras.
O papel do libero
Esta posição surgiu em 1996 com o intuito de tornar o jogo mais atraente e para que as disputas de pontos fossem mais renhidos e prolongadas. O libero é um jogador que é especialista nos processos defensivos de uma equipa e é uma pedra basilar na sua estratégia de jogo. Ele não pode ser capitão da equipa, bloqueiar, nem atacar e se fizer algum levantamento acima da cabeça, deve faze-lo atrás da linha dos três metros. A cor do seu equipamento é diferente da demais para que as suas acções sejam mais facilmente identificadas.

Regras

Cada equipa possui um técnico, uma partida é constituída de 5 setes, não existe pré-determinado tempo para cada set, cada set tem um máximo de 2 pontos de diferença, em caso de empate no set no final 24x24 a partida contínua ate que a diferença de dois pontos seja atingida 26x24, 27x25, após o saque, a equipa so pode tocar três vezes na bola, ganha a equipa que vencer três sets, se houver empate nos sets (2x2) o quinto set será decisivo, não é permitido agressões.

Posições de voleibol

Cada jogador tem uma posição dentro da quadra, a qual apresenta uma ordem de rotação.

o   Três Jogadores posicionam-se perto da rede.
o   Três Jogadores posicionam-se na linha de trás.


Faltas

Ø  Dois (jogos) Toques: quando um jogador toca duas vezes consecutivas ou a bola bate em várias partes do seu corpo.
Ø  Quatro toques: quando a equipa toca quatro vezes antes de envia-la aos adversários.
Ø  Toque apoiado: quando um jogador se apoia, em outro da sua equipa. Também é considerado falta se ele se apoia a alguma estrutura ou objecto dentro da área de jogo para golpear a bola.
Ø  Rotação: se a rotação entre os jogadores da partida não acontecer de maneira correcta na hora do saque, a equipa inteira comete uma falta.
Ø  Rede: se jogar entre o espaço das duas antenas próximas da rede o jogador da partida cometera uma falta.

 

Fundamentos do voleibol

Passes

 Após o saque, tem-se os passes de bolas, os movimentos realizados entre os jogadores que recebem a bola. O passe mais comum é conhecido como manchete. Esse passe é realizado com as mãos unidas.

Saques

Cada jogada de voleibol tem inicio com as saques. O sacador como é chamado o jogador que lança a bola, tem que arremessar a bola por cima da rede e dentro da quadra do seu adversário.
Se ultrapassar o limite a bola vai retomar para seu adversário. Note que quando a bola toca no chão do time adversário, ocorre a marcação de pontos.
A chamada Zona de saque representa o local onde o jogador deve permanecer para lançar a bola. Trata-se de uma área de 9m de largura situado após cada linha de fundo.

Levantamentos

Os levantamentos são jogadores responsáveis por receberem os passes. Como o próprio nome indica, eles levantam a bola com a ponta dos dedos.
Em seguida passam os atacantes que tentam marcar ponto ao lançar  para o campo adversário.


Ataques
Os atacantes colocam muita forca na jogada e com um grande salto, objectivam tocar o chão da equipa adversária e fazer o ponto.

Bloqueio ou defesa

Movimento realizado para que a bola volte e a mesma toque no chão da equipa que atacou.
Refere-se as acções executadas pelos jogadores que ocupam a fase frontal das quadras (posições 2-3-4) e que tem par objectivo impedir ou dificultar o ataque da equipa adversária. Elas consistem, em geral, em entender os braços acima do nível da rede com o propósito de interpretar a trajectória ou diminuir a velocidade de uma bola que foi cortada pelo oponente.

Tipos de bloqueio

Bloqueio defensivo

Tem por objectivo apenas tocar a bola e deste modo diminuir a sua velocidade, de modo a que ela passa ser melhor defendida pelos jogadores que se situam no fundo da quadra.
É classificado também de acordo com o número de jogadores envolvidos em simples, duplo e triplo.

Bloqueio ofensivo

Á situação em que os jogadores têm por objectivo interceptar completamente o ataque, fazendo a bola permanecer na quadra adversária. Para isto, é necessário saltar, estender os braços para dentro do espaço aéreo acima da quadra adversária e manter as mãos virada em torno de 45o 60o em direcção ao punho.


Defesa

Consiste em um conjunto de técnicas que tem por objectivo evitar que a bola toque a quadra após o ataque, já discutidos nas secções relacionadas ao passe que se aplicam a este fundamento são:

Peixinho

O jogador utiliza-se mergulhando para interceptar uma bola, e termina o movimento sobe o próprio abdómen ao ar.

Rolamento

O jogador rola lateralmente sobre próprio corpo após ter tido contacto com a bola.

Martelo

O jogador acerta as bolas com as duas mãos sobre si mesma. Esta técnica é empregada especialmente, para interceptar a trajectória da bolas que se encontram a uma altura que não permite o emprego da manchete, mas para as quais o uso de toques, não é adequado pois a velocidade é grande demais para correcta manipulação com as pontas dos dedos.

Posição de expectativa

 Estratégia adoptado antes da saque adversária de posicionamento da defesa, podendo ser antecipado em uma das metades da quadra.



Bibliografia

TEREIRA, Porto Editora Moçambique e MAVILDE, Educação Física e Desporto no Ensino Básico.


Enviar um comentário

0 Comentários