A conferencia de paris, O tratado de paz de Versalhes, A criação da sociedade das nações unidas













A conferencia de paris

Fim a Guerra, os países vencedores reuniram se numa conferencia, em paris, em Janeiro de 1919 para elaborar uma ordem de trabalho que garantisse uma paz duradoura. Os países vencidos não foram convocados.

Entre 1919 e 1920 realizariam se varias reuniões dos países vitoriosos, com os objectivos de estabelecer as condições a impor aos derrotados e definirem novo mapa da Europa, devido ao desmembramento dos impérios austro-húngaro, alemão e otomano. Havia ainda que estabelecer indemnizações a pagar pelos países vencidos.

Nesta conferência de paz, os países participantes manifestaram de divergência.

Enquanto alguns, como a França, era mais exigente quanto as condições de paz, a Inglaterra e os E.U.A (através do seu presidente, Wilson) defendiam, por seu turno uma atitude moderada em relação aos vencidos.


O tratado de paz de Versalhes

O tratado de Versalhes foi assinado pela Alemanha a 28 de Junho de 1919, tendo ficado estabelecido que: a Alemanha, principal responsável pela guerra, deveria reduzir os efectivos do seu exército, que passaria a ser apenas constituído por voluntários; a Alemanha deveria entregar a França a Alsácia e a Lourena, e a polónia a sua parte da Prússia ocidental; o território de Sarre passaria a ser administrado pela sociedade das nações ate 1935 e as minas daquele território seriam cedidas a França, que teria direito de as explorar durante 15 anos. Através de actos separados foram aplicadas medidas semelhantes aos outros países vencidos; os impérios austro-húngaros e otomano foram desmembrados; surgiram novos estados e independentes: polónia, Hungria, Checoslováquia, Jugoslávia, Finlândia, estónia, Letónia e lituânia.




A criação da sociedade das nações unidas

Em Abril de 1919, as pontêcias da Entente conluiaram o pacto da sociedade das nações, sendo o texto da sua criação baseado no tratado de Versalhes.

Este organismo tinha em vista a manutenção da paz e a independência política dos estados, a redução dos armamentos de vencidos e vencedores, a protecção das minorias nacionais e das populações indígenas e a cooperação social, cultural e financeira entre as nações. Foi também instituído, sobre a sua alçada, o tribunal internacional de Haia, que tinha como missão arbitragem dos conflitos internacionais.

Apesar de nela estarem representados em a maior parte dos intervenientes da primeira guerra mundial, a sociedade das nações não conseguiu cumprir os seus objectivos: a Inglaterra e a França estavam em cortante divergência quanto ao comprimento integral pela Alemanha do tratado de Versalhes; a ausência dos E.U.A em virtude do senado norte-americano não ter concordado com os pressupostos de Versalhes determinava a gritante falta de recursos financeiros de que a SDN se ressentiu; alem disso, a SDN não possuía uma força militar que pudesse intervir a favor da paz internacional e, assim, arbitrar os conflitos.



Quadro-resumo dos pressupostos da sociedade das nações
Objectivos
A salvaguarda da paz;
A garantia da independência e da integridade territorial;
A garantia da protecção das minorias nacionais;
Organização desarmamento geral;
O fomento da cooperação económica, financeira e cultural entre os países-membros
Países membros
países vencedores da guerra, excepto os E.U.A;
 Mais tarde a Alemanha (1926), a Turquia (1932) e a URSS (1934)
Os países membros não se entenderam quanto a cooperação económico desarmamento; 
As cláusulas do tratado de Versalhes foram desrespeitadas;
Em 1931, o Japão invadiu a manchúria; o conselho da SDN recomendou aos invasores
Que retirassem as tropas e esta resolução não foi comprida;
Causas do fracasso    
Em 1935, a Itália invadiu a abissínia a SDN condenou a agressão e impôs sanções Económicas que já mais forma compridas;
Entre 1936 e 1937, a SDN não teve força para impedir a intervenção germano-italiano
Na Guerra civil de Espanha;
Em 1939, a Alemanha invadiu a polónia (inicio da segunda guerra mundial




As consequências da primeira guerra mundial para África e para Europa

Após 1918, mais guerras iriam surgir em todo o mundo. O, militarismo impôs se como estratégia defensiva e expansionista e as ideologias do fascismo em Itália, do nazismo, na Alemanha, e de ditadura, no leste europeu, iriam preparar a inclusão de novos conflitos. Vejamos a seguir, com maior detalha, as diferentes consequências:
A nível demográfico: registaram se perdas humanas de demissões gigantescas: Cerca de 20 milhões de morto em todo o mundo;
A nível social: desemprego e miséria, gerados pela destruição das infra-estruturas económicas e pelo aumento galopante da inflação;
A nível económico: descrimino generalizado em todos os sectores de produção com a destruição das infra-estruturas económicas; encarecimento do custo de vida (inflação); perda de mercados pela Europa a favor dos E.U.A; a Europa passou de credora a devedora dos E.U.A; desenvolvimento industrial de algumas colónias (nova Zelândia, Austrália e índia)
A nível político: na Europa, deu se o desmembramento dos impérios austro-húngaro, alemão e otomano, o que fez alterar o mapa político europeu (fig 33); surgimento de novos estados independentes (Checoslováquia, polónia, Jugoslávia, Finlândia, entre outros), embora nem sempre tende em atenção a distribuição geográfica das minorias; triunfo dos países com regimes de democracia parlamentar; desentendimento entre os aliados com os E.U.A a recusarem participar na SDN; rivalidade entre a Inglaterra e a França quanto a questão alemã relativa as obrigações de Versalhes; a Alemanha teve decidir a Alsácia e a Lourena a França e perdeu os seus territórios colónias em benefícios da França, da Inglaterra do Japão e da África sul.



Consequências para a África

A população africana enfrentou grandes sacrifícios durante a guerra, quer em termos da enorme perda de vidas, quer em termos de degradação das condições de vida. A concentração de recursos das metrópoles no esforço de guerra fez abrandar ou mesmo abandonar por completo vários projectos de infra-estruturas no continente africano. A perda de vidas durante conflito, juntou se a perda de vidas provocadas pelo surto de gripe de 1918-1919.
A pesar auxílio prestado aos países europeus no esforço de guerra, os países africanos não foram admitidos as negociações de paz, de modo a poder expressar as suas razoes de queixe.

Consequências para as mulheres

Durante a guerra, as mulheres tiveram de assumir papeis na sociedade que, ate ai, eram quase exclusivo pertença dos homens. Entraram no mundo do trabalho, ocupando muitos dos lugares e desempenhando as funções dos homens que tinham partido para a guerra. As mulheres passaram, deste modo, a garantir o sustento das suas famílias, substituindo os homens nesse papel.
Mesmo no esforço de guerra de vários países, oi papel das mulheres foi muito importante, quer nas fábricas de armamento, quer nas funções administrativas de apoio ao exército, quer no apoio médico dado as vítimas e aos soldados feridos.
O facto de terem entrado no mercando de trabalho deu a muitas a independência financeira que não tinham antes. Muitas puderam também ter acesso ao ensino superior, que estava, ate esta altura, praticamente reservados aos homens.


Enviar um comentário

0 Comentários