Isomeria dos alcanos




Isomeria dos alcanos
O fenómeno de isomeria é comum entre os compostos orgânicos.
Isomeria designa o fenómeno em que dois ou mais compostos apresentam a mesma formula molecular embora possuam estruturas diferentes.

A palavra isomeria prove do latim e significa “partes iguais (“iso’’que significa igual e ‘meros’ que significa partes). Os compostos que apresentam fórmulas moleculares iguais, mas possuem estruturas diferentes, denominam se isómero. Estes são representados pelas formulas estruturais e racionais, apresentam dois tipos de isomeria:

Ø  Isomeria estrutural
Ø  Isomeria  conformacional
Isomeria estrutural – classificam se em isómeros de posicao de cadeia, de função e de compensação.
A isomeria de posição são isómeros de mesma função química, de mesma cadeia carbónica e que diferem pela posicao de um grupo funcional, radical ou insaturacao  os isómeros possuem o me.   
Ex: C4H10 – n-butano

Fig1: Isomeria de cadeias

Aquele em que os compostos com a mesma forma molecular diferente no tipo de cadeia.

Exemplo:




 Isomeria geométrica

E um caso de geometria especial porque e explicada somente por meios de fórmula espaciais.
Na pratica os átomos numa molécula distribui se ocupando um determinado espaço considerando este aspecto foi passível mantém se que dependendo da forma como os átomos de determinadas compostos se distribuem no espaço as suas propriedades físicas (densidade ponto de fusão e ebulição), tornavam se diferentes.

Fórmula molecular: C2H2Cl2, massa molar: 97g/mol
                                      P.F =  80C; P.E = 60C

                                      Densidade (20ᴼC) = 1,28g/cm3; polaridade: polar




A isomeria geométrica e um caso de isomoria espacial que apresenta uma ligação dupla ou clica e sua devida a impossibilidade de rotação em torno da ligação dupla de carbono um composição pode apresentar os isomeria geométrica desde que a sua formula estrutural plano obedece ao principio de isomeria geométrica “ocorre isómero geométrica quando a formula estrutural plano de um composto apresenta dois carbonos unidos por dupla ligação e em cada um destes (carbonos) segue dois ligante diferentes entre si”.    



A estrutura a cima, forma isómero geométrico porque:
·         Existe uma ligação dupla entre carbonos 1 e 2.
·         Os ligantes do carbono 1 são diferentes entre si (hidrogénio e carbono).
·         Os ligantes de carbono 2 são diferentes entre si (hidrogénio e carbono).

·         Os isómeros geométricos são sempre 2 e são distinguidos pelos prefixos cis trans o que apresenta ligantes iguais do mesmo lado do plano e dominado isómero cis (cis = do lado de cá) e o que apresenta ligações iguais em lado igual (relação a ligação dupla) será isómera trans (trans = lem) assim o composto representados e cis e o trans e representados pela seguinte formula.

Enviar um comentário

0 Comentários