Pedagogia: objecto de estudo, importância da pedagogia e ramos da pedagogia



Pedagogia

É a ciência que tem por objectivo a reflexão, a critica, a ordenação e a sistematização de processos educativos. Nos dias de hoje a pedagogia se preocupa com os estudos que envolvem as práticas e técnicas educacionais para melhorar e aperfeiçoar o processo de aprendizagem, para compressão e elucidação de fenómeno educativo.

Objecto de estudo

O objecto de estudo da pedagogia e a educação com o processo organizado e dirigido, por isso a pedagogia pode nomear se ciência da educação. Partindo do seu objecto, a pedagogia estuda as leis da direcção do processo pedagógico, determina os fundamentos teóricos do conteúdo e dos métodos a educação, da instrução e do ensino, estuda e aplica a experiencia mais avançada na esfera da educação, reflexa a técnica das ciências pedagógicas e proporciona ao professor o domínio dos métodos e procedimentos mais modernos no campo da educação e no ensino na complexa arte da influência pedagógica sobre o educando.

Importância da pedagogia

A educação é um valor imprescindível e principal impulsionador do desenvolvimento humano em qualquer sociedade. Através da educação básica crianças, jovens e adultos devem satisfazer as suas necessidades básicas de aprendizagem através do domínio dos seus instrumentos essências como a leitura, a escrita, cálculo e a solução de problemas. A satisfação das necessidades básicas de aprendizagem através de educação o homem valores culturais e morais da sua comunidade ao mesmo tempo que assume responsabilidades sociais relacionadas com a preservação da sua herança linguístico-cultural, a defesa de justiça social protecção do meio ambientes tolerância para com as diferenças pessoais da natureza sexual, físico-mental político-ideólogica, religiosa, entnico-linguistica, racial e outras.
Expandir o enfoque da educação básica através da mobilização de mais recursos humanos financeiros e materiais, de ampliação das estruturas institucionais, da flexibilização dos modelos circulares as necessidades de aprendizagem de todos e da cada aprendente.
Consertar a atenção na educação de todas as crianças, Jovens e adultos orientando-a para a aquisição de aprendizagens objectivas e significativas resultantes de práticas pedagógicas criativas e participativas onde os sistemas de avaliação de desempenho escolar possam mensurar, qualitativa e quantitativamente, as potencialidades as necessidades de progressão dos aprendentes.
Ampliar os meios e o raio de acção da educação básica face à diversidade, complexidade e carácter mutável das necessidades básicas de aprendizagem de todas as crianças, jovens e adultos.
Em suma, a pedagogia é importante porque altera o comportamento do indivíduo contribuído para o desenvolvimento da educação e moral na sociedade.


Ramos da pedagogia

  • Ø  Pedagogia geral
  • Ø  Metodologias de ensino
  • Ø  Teoria de educação
  • Ø  Didáctica geral
  • Ø  Pedagogia comparada
  • Ø  História da pedagogia
  • Ø  Pedagogia especial
  • Ø  Direcção e administração escolar


·         Pedagogia geral estuda e a educação relacionada com o homem no geral tomado do modo universal. Ocupa se da investigação dos problemas mais comuns da pedagogia como ciência, as categorias principais dela, são a pesquisa da educação como fenómeno social, estudo de noções sobre o desenvolvimento e formação da personalidade, a pedagogia geral e um sistema de teorias e aprendizagem pratica, teorias e praticas educativas e teoria de organização e gestão do sistema de ensino
·         Metodologias de ensino pesquisam como leccionar nas disciplinas concretas.
·         Teoria de educação fornece bases teóricas dos processos de educação intelectual, moral, estética, física laboral, quer dizer da estrutura educativa.
·         Didáctica geral da fundamentos teóricos da escolha de métodos, meios, objectivos, e o núcleo central que unifica todas as metodologias separadas e assegura a união em pontos de vista e princípios de ensino e organização da actividade cognitiva dos alunos.
·         Pedagogia comparada e o ramo da pedagogia que vela pela identidade, semelhança e diferença de sistemas educativos, fenómenos e factos pedagógicos no espaço e no tempo, que são comparados e apreciados conformem opiniões estabelecidas.
·         História da PEDAGOGIA pesquisa as questões e os problemas do desenvolvimento da educação como fenómeno social, as teorias e doutrinas pedagógicas. O estudo do passado em comparação com o presente, permite pesquisar as etapas do desenvolvimento dos fenómeno contemporâneos ou utilizar a experiencia valiosa e os êxitos do passado para prevenir os erros na nossa actividade e ver o futuro.
·         Pedagogia especial pesquisa formas de atendimento das crianças com problemas específicos de aprendizagem. Tem como objecto de estudo a aprendizagem de crianças com necessidades educativas especiais.
·         Direcção e administração escolar investigam problemas de planificação e organização do sistema de educação. Neste âmbito, analisa e elabora conteúdos e métodos de direcção de uma escola, de turma para aperfeiçoar continuamente o rendimento escolar.

Conclusão

Na realização do presente trabalho de investigação concluímos que a pedagogia e a ciência que tem como objectivo a reflexão, a critica, a ordenação e sistematização de processos educativos, o seu objecto de estudo e a educação, a pedagogia e importante porque ajuda o individuo a reter conhecimentos essências para o seu desenvolvimento, ela possui vários ramos que por sua vez estes contribuem para o desenvolvimento humano, principalmente na área da educação.

Referências bibliográficas

AAVV, Estudios sobre Epistemología e Pedagogía, Salamanca, Ed. Anaya, 1983  MIALARET, Gaston. As ciências da educação. Lisboa, Moraes Editores PLANCHARD, Émile, Introdução à Pedagogia, Coimbra, Coimbra Editora 

Enviar um comentário

0 Comentários