Pedagogia
É
a ciência que tem por objectivo a reflexão, a critica, a ordenação e a sistematização
de processos educativos. Nos dias de hoje a pedagogia se preocupa com os
estudos que envolvem as práticas e técnicas educacionais para melhorar e aperfeiçoar
o processo de aprendizagem, para compressão e elucidação de fenómeno educativo.
Objecto de estudo
O
objecto de estudo da pedagogia e a educação com o processo organizado e
dirigido, por isso a pedagogia pode nomear se ciência da educação. Partindo do
seu objecto, a pedagogia estuda as leis da direcção do processo pedagógico,
determina os fundamentos teóricos do conteúdo e dos métodos a educação, da instrução
e do ensino, estuda e aplica a experiencia mais avançada na esfera da educação,
reflexa a técnica das ciências pedagógicas e proporciona ao professor o domínio
dos métodos e procedimentos mais modernos no campo da educação e no ensino na
complexa arte da influência pedagógica sobre o educando.
Importância da pedagogia
A
educação é um valor imprescindível e principal impulsionador do desenvolvimento
humano em qualquer sociedade. Através da educação básica crianças, jovens e
adultos devem satisfazer as suas necessidades básicas de aprendizagem através
do domínio dos seus instrumentos essências como a leitura, a escrita, cálculo e
a solução de problemas. A satisfação das necessidades básicas de aprendizagem
através de educação o homem valores culturais e morais da sua comunidade ao
mesmo tempo que assume responsabilidades sociais relacionadas com a preservação
da sua herança linguístico-cultural, a defesa de justiça social protecção do
meio ambientes tolerância para com as diferenças pessoais da natureza sexual,
físico-mental político-ideólogica, religiosa, entnico-linguistica, racial e outras.
Expandir
o enfoque da educação básica através da mobilização de mais recursos humanos
financeiros e materiais, de ampliação das estruturas institucionais, da
flexibilização dos modelos circulares as necessidades de aprendizagem de todos
e da cada aprendente.
Consertar
a atenção na educação de todas as crianças, Jovens e adultos orientando-a para
a aquisição de aprendizagens objectivas e significativas resultantes de
práticas pedagógicas criativas e participativas onde os sistemas de avaliação
de desempenho escolar possam mensurar, qualitativa e quantitativamente, as potencialidades
as necessidades de progressão dos aprendentes.
Ampliar
os meios e o raio de acção da educação básica face à diversidade, complexidade
e carácter mutável das necessidades básicas de aprendizagem de todas as
crianças, jovens e adultos.
Em
suma, a pedagogia é importante porque altera o comportamento do indivíduo
contribuído para o desenvolvimento da educação e moral na sociedade.
Ramos da pedagogia
- Ø Pedagogia geral
- Ø Metodologias de ensino
- Ø Teoria de educação
- Ø Didáctica geral
- Ø Pedagogia comparada
- Ø História da pedagogia
- Ø Pedagogia especial
- Ø Direcção e administração escolar
·
Pedagogia geral estuda
e a educação relacionada com o homem no geral tomado do modo universal. Ocupa
se da investigação dos problemas mais comuns da pedagogia como ciência, as
categorias principais dela, são a pesquisa da educação como fenómeno social,
estudo de noções sobre o desenvolvimento e formação da personalidade, a
pedagogia geral e um sistema de teorias e aprendizagem pratica, teorias e
praticas educativas e teoria de organização e gestão do sistema de ensino
·
Metodologias de ensino
pesquisam como leccionar nas disciplinas concretas.
·
Teoria de educação
fornece bases teóricas dos processos de educação intelectual, moral, estética,
física laboral, quer dizer da estrutura educativa.
·
Didáctica geral da
fundamentos teóricos da escolha de métodos, meios, objectivos, e o núcleo
central que unifica todas as metodologias separadas e assegura a união em
pontos de vista e princípios de ensino e organização da actividade cognitiva
dos alunos.
·
Pedagogia comparada e o
ramo da pedagogia que vela pela identidade, semelhança e diferença de sistemas
educativos, fenómenos e factos pedagógicos no espaço e no tempo, que são
comparados e apreciados conformem opiniões estabelecidas.
·
História da PEDAGOGIA
pesquisa as questões e os problemas do desenvolvimento da educação como
fenómeno social, as teorias e doutrinas pedagógicas. O estudo do passado em comparação
com o presente, permite pesquisar as etapas do desenvolvimento dos fenómeno
contemporâneos ou utilizar a experiencia valiosa e os êxitos do passado para
prevenir os erros na nossa actividade e ver o futuro.
·
Pedagogia especial
pesquisa formas de atendimento das crianças com problemas específicos de
aprendizagem. Tem como objecto de estudo a aprendizagem de crianças com
necessidades educativas especiais.
·
Direcção e administração
escolar investigam problemas de planificação e organização do sistema de educação.
Neste âmbito, analisa e elabora conteúdos e métodos de direcção de uma escola,
de turma para aperfeiçoar continuamente o rendimento escolar.
Conclusão
Na
realização do presente trabalho de investigação concluímos que a pedagogia e a
ciência que tem como objectivo a reflexão, a critica, a ordenação e sistematização
de processos educativos, o seu objecto de estudo e a educação, a pedagogia e importante
porque ajuda o individuo a reter conhecimentos essências para o seu desenvolvimento,
ela possui vários ramos que por sua vez estes contribuem para o desenvolvimento
humano, principalmente na área da educação.
0 Comentários