Sistemas reprodutores
Todos os seres vivos têm uma vida limitada. Para assegurar a continuidade da vida (ou da existências das espécies) todas os ceres vivos tem de si reproduzir. Se os seres vivos não fechassem descendente, as diferentes espécies desapareciam.
Através da reprodução são gerados novos indivíduos para substituir os que morem.
Chama-se reprodução a função que garante a transmissão da vida de geração em geração na natureza, os processos de reprodução são muito variados. Entre estes, os tipos de reprodução animal são: reprodução assexuada e sexuada.
Na reprodução assexuada no novo ser surge a partir de uma ou mais células de um individuo só.
Na hidra, por exemplo, forma-se brotos (tambe chamados gemas ) no individuo, os quais se diferenciam em novos organismos e posteriormente si destacam, passando `a vida independente.
A reprodução assexuada `e o modo mais comum de reprodução de animais. Neste tipo de reprodução, o cancelamento, ou seja, o contacto sexual entre dois indivíduos de sexo diferente (um macho e uma fêmea), è frequente.
A reprodução sexuada ocorre mediante a junção de células sexuais, chamados gâmetas. Para que aja uma união dessas células `e necessário que um macho e uma fêmea se unam através do acasalamento.
Comparação dos sistemas reprodutores dos invertebrados
Neste capitulo serão mencionados e descritos apenas alguns exemplos dos aparelhos reprodutores existentes em alguns invertebrados.
As planarias, por exemplo, são seres hermafroditas dos animais copulam e a fecundação ocorre internamente.
Os machos possuem um testículo único longo e fino, ligado a um conduto diferente que desemboca na vesícula seminal. Esta, armazena os espermatozóides produzidos no testículo e abrisse na mesma câmara onde desemboca o intestino. A abertura comum ao sistema reprodutor e digestivo recebe o nome de cloaca. Na cloaca existem duas formações semelhantes a espinhos, as especulas penais, importantes para manter macho e fêmea a unidos durante o acto sexual.
Aparelho reprodutor dos vertebrados
Apesar do aparelho reprodutor da mulher se ser diferente do homem, organização geral de obras `e parecida. Tanto indivíduo masculino como no feminino, os principais constituintes é:
· As gomadas, que produzem os gâmetas;
· As vias genitais, que permitem a deslocação e a sobrevivência dos gâmetas:
· Os órgãos sexuais externos que são necessários para que aconteça o acto sexual.
No entanto o homem, ao contrário da mulher, possui algumas glândulas anexas ao seu aparelho reprodutor.
Aparelho reprodutor masculino
A função principal do aparelho reprodutor masculino `e a produção dos gâmetas masculinos. Para garantir esta função, o aparelho reprodutor `e constituído:
· Por duas gonadas: os testículos;
· Pelas vias genitais: epididimo, os canais diferente e a uretra;
· Pelo órgão sexual externo: o pénis;
· Pelas glândulas anexas: a prostata e as vesículas seminais
As gonadas do aparelho reprodutor masculino são formadas por dois testículos. Os testículos são glândulas endócrinas que tem a forma ovalada, com cerca de, com cerca de, com cerca de ,com cerca de 4 a 5 cm de diametrico. Eles situam se dentro de uma bolsa o escroto. Em cada testículo são produzidos os gâmetas masculinos [espermatozóides] e as hormonas sexuais.
Os testículos humanos, por estarem localizados no escroto, permanecem a uma temperatura cerca de 2 a 3 abaixo da temperatura corporal, o que ,e necessário para que os gâmetas masculinos sejam formados normalmente e se mantenham com a vitalidade desejável.
As vias genitais são os canais por onde os gâmetas se deslocam.
O pénis `e o órgão que permite o acto sexual, durante o qual lança na vagina da mulher os gâmetas masculino.
Aparelho reprodutor feminino
Uma das funções principais do aparelho reprodutor feminino `e a produção dos gâmetas femininos (óvulos).
Para realizar estas funções, o aparelho reprodutor feminino è constituído por:
· Duas gonadas: os ovários:
· Vias genitais: trompas, útero e vagina;
· Órgão sexual externo: a vulva.
Os gonadas do aparelho reprodutor femenino são formados por dois ovários.
O útero `e um órgão musculoso e oco, de tamanho e forma aproximados aos de uma pêra.
A vagina `e um canal de passagem entre o colo do útero e os órgãos externos (vulva) do aparelho reprodutor feminino. Normalmente a vagina mede 7 a 9 centímetros.
A vulva `e o órgão que permite, por um lado, acto sexual, por outros, em caso de gravidez a saída do bebe durante o parto. `e composta pelos pequenos e grandes lábios e pelo clítoris.
Ciclo menstrual
Quando nascem as mulheres já tem nos seus óvulos, no interior dos pequenos folículos, todas as células reprodutoras de que necessitaram por volta dos cinquenta anos.
Em cada ciclo ovário, o ovário sofre sucessivas modificações. Essas modificações são divididas em três fases:
· Fase folicular;
· Ovulação;
· Fase do corpo amarelo
A fase folicular dura, em médio 14 dias, durante os quais um folículo pequeno atinge a fase de folículo maduro (folículo de graaf).
A semelhança do circulo ovarico, o ciclo uterino dura em media 28 dias e pode ser dividido em três fases:
· Fase mestrual;
· Fase reparativa;
· Fase protestativa.
A fase menstrual marca o inicio do circulo uterino e tem a duração media de cinco dias. Nesta fase grande parte do endometrio `e destruída.
A duração da fase reprodutiva `e de cerca de 9 dias e `e caracterizado pela reparação só endometrio que quase desapareceu na ultima menstruação.
Na fase progressiva, que dura em médio 14 dias, o endometrio continua a desenvolver-se ate antigir a sua espessura máxima de cerca de 5mm.
Método para impedir uma gravidez não desejada
O ciclo menstrual vária de uma rapariga ou mulher para a outra. O numero médio de dias de um ciclo e de 28 dias, podendo, no entanto, variar de 21 a 35 dias. `e importante que todas as raparigas e mulheres conheçam o seu ciclo para podes determinar seu período fértil, isto `e o período em que pode engravidar. A gravidez, `e uma grande responsabilidade. Muitas vezes as jovens engravidam quando não estão preparados, nem psicológica nem emocionalmente, para poder assegurar tudo aquilo de que um bebe ira necessitar.
Vejamos o seguinte exemplo:
O primeiro dia de sangramento (menstruação) no mês de Novembro foi no dia 13. No mês de Dezembro a menstruação começou no dia 11. Sendo assim, o primeiro dia do ciclo `e o dia 13 de Novembro, enquanto o ultimo dia do ciclo ` e o 10 de Dezembro. Se contarmos o número de dia entre o primeiro dia de um ciclo ` e a véspera do outro, teremos o numero de dias de ciclo dessa rapariga ou mulher como sendo de 27.
A utilização deste método obriga a ti a rapariga ou mulher esteja muito atenta. Infelizmente há muitas falhas tanto na medição como no regido da tem peratura. Por isso, este método não `e muito iavel. Alem disso, qualquer doença ou infensao, que provoque aumento de temperatura, torna este método inaplicável.
O método de coito interrompido consiste em retirar o pénis da vagina antes da ejaculação.
Neste caso, não há encontro entre os gâmetas e logicamente, não há nenhuma hipótese de gravidez.
Este método não `e seguro porque secreções masculinas ilimitadas antes de ejaculação contem espermatozóides, podendo ocorre fecundação. Alem disso, caso não haja rapidez na retirada do pénis, pode ocorrer a ejaculação ainda dentro da vagina, condição para a fecundação acontecer e por consequência, a gravidez.
A abstinência sexual è diferente dos outros métodos já referidos, uma vez que estes evitam uma gravidez indesejada, mantendo relações sexuais. A abstinência sexual consiste em evitar manter relações sexuais. `e muito usual em jovens, isto `e, adolescente, uma vez que, apesar dos seus órgãos reprodutor estarem já desenvolvidos, ainda não `e a altura adequada para ter filhos.
Doenças de transmissão sexual
Muitas doenças são conhecidas a longos anos. Quando também os órgãos que constituem os sistemas reprodutores podem sofrer de algumas doenças. Deste então, o homem descobriu que algumas doenças transmitem-se através das relações sexuais. Estas são as chamadas doenças de transmissão sexual (DTS).
Actualmente, conhecem-se os nomes dos microrganismos causadores destas doenças, os seus sintomas e como devem ser compatidas e evitadas. Sendo assim torna-se mais fácil prevenirmos contra as doenças a saber como combate-las. Uma grande ajuda na acção do combate as DTS `e a abertura e a fraqueza das pessoas quando estão doentes.
As pessoas contaminadas não devem fazer segredo nem terem vergonhas de tais doenças, devem procurar logo a ajuda médica para receber o devido tratamento e evitar que as doenças si propaguem.
Algumas doenças que não si contrai apenas através das relações sexuais, mais por muitas formas como o uso comum de toalhas de casa de banho, através de transfusões de sangue, uso de seringas não descartáveis, etc.
As DTS mais vulgares são a gonorreia e a sífilis.
A gonorreia è uma infecção das vias genitais, ou seja, afecta a uretra do homem e a cavidade no colo do útero da mulher. Esta doença `e causada por uma bactéria e `e contagiosa. Transmitem-se através das relações sexuais com portadores da doença e uso de sanitários que não estejam mantidos em boas condições de higiene. Os sintomas são: a dor ao urinar isto `e, a saída da urina è acompanhada de dor.
A sífilis è uma infecção que afecta os órgãos genitais e outros órgãos do sistema nervoso e circulatório. È causada por uma bactéria.
A prevenção da sífilis è possível, em casos de um parceiro estar contaminado, através de relações protegidas.
Para o caso da sida, não há cura, mais è possível fazer tratamentos para retardar a acção do HIV.
Provavelmente, já ouviu falar desses medicamentos que também são chamados de anti - rotrovirais.
Os sintomas mais vulgares da doença são:
· Diarreia;
· Emagrecimento sem motivo aparente;
· Febre durante semanas;
· Pneumonia;
· Gânglios linfáticos salientes;
· Lesões na pele;
· Cancro da pele, etc.
Os linfocitos T são as células que identificam as substâncias expostas pelos macrofagos e libertam determinadas substancias.
Os linfocitos T podem ser de dois tipos:
· Auxiliadores (em inglês: helper);
· Os matadores.
O HIV não causa a doença logo que penetra no nosso organismo. Este vírus só si torna perigoso quando entra em contacto com o sangue, pois ataca os lifocitos T-HELPER.
0 Comentários