Dislalia e Discaculia



Dislalia
dislalia  (do grego dys + lalia) é um distúrbio da fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras. Basicamente consiste na má pronúncia das palavras, seja omitindo ou acrescentando fonemas, trocando um fonema por outro ou ainda distorcendo-os ordenadamente.


Definição
dislalia é um distúrbio que acomete a fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras. A pessoa portadora de dislalia, troca as palavras por outras similares na pronúncia, fala erroneamente as palavras, omitindo ou trocando as letras. Resumidamente, as manifestações clínicas da dislalia consistem em omissão, substituição ou deformação dos fonemas.
Pode-se dizer que a palavra do dislálico é fluída, ainda que possa ser incompreensível, sendo que o desenvolvimento da linguagem pode ser normal ou atrasado. Não há intervenção na musculatura responsável pela emissão das palavras.
Crianças que chupam chupeta e mamam mamadeira por um tempo prolongado, bem como as que chupam o dedo ou mesmo mamam pouco tempo no seio, podem apresentar um quadro de dislalia. Apesar de não existir relação direta, é indiscutível que essas crianças passam a apresentar flacidez muscular e postura indevida da língua, o que pode resultar nesse distúrbio. Outras causas são: línguas hipotônicas (flácidas), podendo ainda apresentar alterações na arcada dentária, ou então, falham na pronúncia de determinados fonemas em conseqüência da postura e respiração dificultada.
A dislalia pode ser subdividida em quatro tipos:
  • Dislalia evolutiva: considerada normal em crianças, sendo corrigida gradativamente durante o seu desenvolvimento.
  • Dislalia funcional: neste caso, ocorre substituição de letras durante a fala, não pronunciar o som, acrescente letras na palavra ou distorce o som.
  • Dislalia audiógena: ocorre em indivíduos que são deficientes auditivos e que não conseguem imitar os sons.
  • Dislalia orgânica: ocorre em casos de lesão no encéfalo, impossibilitando à correcta pronuncia, ou quando há alguma alteração na boca.
Até  os quatro anos de idade, os erros de linguagem são considerados normais. Todavia, após essa fase, a criança pode vir a ter problemas caso continue falando errado, podendo afectar até a escrita.
O tratamento da dislalia é feita com o auxilia de um fonoaudiólogo e varia de acordo com a necessidade de cada criança.
Alguns fonoaudiólogos consideram que a Dislalia não seja um problema de ordem neurológica, mas de ordem funcional. Segundo eles, o som alterado pode se manifestar de diversas formas, havendo distorções, sons muito próximos mas diferentes do real, omissão, ato em que se deixa de pronunciar algum fonema da palavra, transposições na ordem de apresentação dos fonemas (trocar máquina por mánica) e, por fim, acréscimos de sons.
Dificuldade na linguagem oral, que pode interferir no aprendizado da escrita. A criança omite, faz substituições, distorções ou acréscimos de sons. Eis alguns exemplos:
·         Omissão: não pronuncia sons - "omei" = "tomei";
·         Substituição: troca alguns sons por outros - "balata" = "barata";
·         Acréscimo: introduz mais um som - "Atelântico" = "Atlântico".
Discalculia
Discalculia  (do grego dýs+calculare, dificuldade ao calcular) é definido como uma desordem neurológica específica que afecta a habilidade de uma pessoa de compreender e manipular números. Para ser classificada como discalculia não pode ser causada por problemas na visão e/ou audição. O termo discalculia é usado frequentemente ao consultar especificamente à inabilidade de executar operações matemáticas ou aritméticas, mas é definido por alguns profissionais educacionais como uma inabilidade mais fundamental para conceptualizar números como um conceito abstracto de quantidades comparativas.
Não confundir com a calculia, que se refere a perda da capacidade de calcular causada por danos neurológicos.


Classificação
É uma inabilidade menos conhecida, bem como e potencialmente relacionada a dislexia e a dispraxia. A discalculia ocorre em pessoas de qualquer nível de QI, mas significa que têm frequentemente problemas específicos com matemática, tempo, medida, etc. Discalculia (em sua definição mais geral) não é rara. Muitas daquelas com dislexia ou dispraxia têm discalculia também. Há também alguma evidência para sugerir que este tipo de distúrbio é parcialmente hereditário.
Existem diversos tipos de discalculia.
·         Discalculia léxica: dificuldade na leitura de símbolos matemáticos;
·         Discalculia verbal: dificuldades em nomear quantidades matemáticas, números, termos e símbolos;
·         Discalculia gráfica: dificuldade na escrita de símbolos matemáticos;
·         Discalculia operacional: dificuldade na execução de operações e cálculos numéricos;
·         Discalculia practognóstica: dificuldade na enumeração, manipulação e comparação de objectos reais ou em imagens;
·         Discalculia ideognóstica: dificuldades nas operações mentais e no entendimento de conceitos matemáticos.
Citam se alguns exemplos de discalculia
Ø  …guiçoso pelos professores apresenta,
Ø  …emática, o professor o diagnosticou.
Existem métodos que podem facilitar a vida dessas pessoas quando necessitam da matemática. Para melhorar o seu desempenho, o professor deve permitir que o indivíduo utilize tabuada, calculadora, cadernos quadriculados e elaborar exercícios e provas com enunciados mais claros e directos. Ainda pode estimular o indivíduo passando trabalhos de casa com exercícios repetitivos e cumulativos.

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