MIC: Importância da Investigação, Caracteristicas do Metodo de Investigacao Científica, As critérios para a formulação do problema




1. Importância da Investigação 

A investigação ajuda a melhorar o estudo, porque permite estabelecer o contacto com a realidade. 

2. Caracteristicas do Metodo de Investigacao Científica 

A investigação científica possui três características particulares que a distinguem de outros modos de procura de conhecimento (Kerlinger, 1973): 

a. A investigação é sistematizada e controlada, baseando os seus procedimentos no modelo dedutivo-indutivo 
A investigação é empírica. O investigador procede à validação da experiência. Há uma posição subjectiva que é verificada em condições de realidade objectiva. 
A investigação auto-correctora, na medida em que as metodologias empregues possuem mecanismos para as protegerem dos erros humanos que sempre são possíveis de ocorrer. 

O metodo investigação é um processo de pesquisa em que se procura cuidadosamente colocar uma questão e proceder sistematicamente para recolher, analisar, interpretar e comunicar a informação necessária para responder à questão” (Graziano e Raulin, 1989)

3. As critérios para a formulação do problema 

Formular um problema científico não constitui uma tarefa fácil e, por isso, requer muita dedicação e observação, como peças fundamentais nesse processo. Por estar estreitamente vinculada ao processo criativo, a formulação de problemas não se faz mediante a observação de procedimentos rígidos e sistemáticos. Contudo, existem algumas condições que facilitam essa tarefa, tais como: 

a) Imersão sistemática no objeto; 

b) Estudo da literatura existente; 

c) Discussão com pessoas que já tenham experiência prática no campo de estudo em questão. 

Nesta fase do processo um bom exercício é elaborar vários problemas de pesquisa, abordando vários ângulos de visão, para em seguida escolher aquele que mais se alinha aos objetivos da pesquisa, levando-se em conta sua relevância e viabilidade. Desta maneira seguem algumas dicas de como devem ser elaborado um problema de pesquisa: 



a) O problema deve ser formulado como pergunta: Esta é a maneira mais fácil e direta de formular um problema e contribui substancialmente para delimitar o que é o tema da pesquisa e o problema da pesquisa. Tome-se, por exemplo, uma pesquisa sobre os Cursos e Treinamentos realizados em determinada Empresa. Se eu disser que vou pesquisar sobre estes Cursos e Treinamentos, pouco estarei dizendo (este é provavelmente o meu tema). Mas, se propuser: "Quais os principais fatores que provocam o interesse dos funcionários pelos Cursos e Treinamentos da Empresa?" ou "Qual o Perfil dos funcionários que freqüentam os Cursos e Treinamentos da Empresa?", estarei efetivamente propondo problemas de pesquisa. 

b) O problema deve ser claro e preciso: O problema não pode ser solucionado se não for apresentado de maneira clara e precisa. Com freqüência, problemas apresentados de forma desestruturada e com erros de formulação acarretam em dificuldades para resolvê-los. Por exemplo, "Como funciona a mente do chefe?". Este problema está inadequadamente proposto porque não está claro a que se refere. Para solucionar o impasse, deve-se partir para uma das muitas e possíveis reformulações à pergunta inicial: "Quais os mecanismos psicológicos que podem ser identificados no processo de liderança das organizações?". Etc. 

Pode ocorrer também que algumas formulações apresentem termos definidos de forma não adequada, o que torna o problema carente de clareza. Veja, por exemplo, "O cachorro possui inteligência?". A resposta a esta questão depende de como se define inteligência. Muitos problemas deste tipo não são passíveis de solução porque empregam termos retirados da linguagem cotidiana que, em muitos casos, são ambíguos. 

c) O problema deve ter base empírica: Os problemas científicos não devem referir-se a valores, percepções pessoais, mas a fatos empíricos. É bastante complexo investigar certos problemas que já trazem em si uma carga muito grande de juízos de valor. Por exemplo, "a mulher deve ter o mesmo espaço que os homens nas empresas?" ou "é aceitável as mulheres desempenharem funções masculinas nas empresas?". Estes problemas conduzem inevitavelmente a julgamentos morais e, conseqüentemente, a considerações subjetivas, invalidando os propósitos da investigação científica, que tem a objetividade como uma das mais importantes características. 

d) O problema deve ser suscetível de solução: Um problema pode ser claro, preciso e referir-se a conceitos empíricos, mas, se não for possível coletar os dados necessários à sua resolução, ele torna-se inviável. Por Exemplo, "ligando-se um terminal de computador à memória de um homem, é possível mudar sua forma de pensar e entender o mundo?". Esta pergunta só poderá ser respondida quando a tecnologia neurofisiológica progredir a ponto de possibilitar a obtenção de dados relevantes. Para formular adequadamente um problema é preciso ter o domínio da tecnologia adequada à sua solução. 



e) O problema deve ser delimitado a uma dimensão viável: Em muitas pesquisas, o problema tende a ser formulado em termos muito amplos, requerendo algum tipo de delimitação. Por exemplo, "o que pensam os Administradores sobre este assunto específico?". Para começar, seria necessário delimitar o universo dos Administradores: homens, mulheres; jovens, idosos; de produto, gráficos; etc. 

Seria necessário ainda delimitar o "que pensam", já que isto envolve muitos aspectos, tais como: percepção, religião, sociais, econômicos, políticos, psicológicos, profissionais etc. 

O problema de pesquisa pode ser entendido, também, como uma “mola propulsora” para o pesquisador se manter motivado e, principalmente, tornar seu trabalho interessante. A delimitação do problema guarda estreita relação com os meios disponíveis para investigação. Por exemplo, um pesquisador poderia pesquisar o que pensam um grupo de Administradores paulistas sobre a sua profissão, mas não poderiam pesquisar todos e tudo que os Administradores pensam sobre todas as coisas. 


4. Criterios para definição do problema 

Toda pesquisa inicia-se com algum tipo de problema ou indagação. Assim é comum identificar o problema de pesquisa como uma questão, o que dá margem a uma série de desencontros e equívocos sobre a natureza dos problemas em verdadeiros e falsos. Em muitos casos, um problema é entendido como algo que provoca desequilíbrio, mal-estar, constrangimento às pessoas. 

A formulação de um problema de pesquisa pode se dar por razões de ordem prática ou de ordem intelectual, originadas por inúmeras variáveis (condições). A seguir serão apresentadas algumas definições e exemplos de problemas de ordem prática e de ordem intelectual. 

3.1. Problemas de ordem prática 

a) Problemas que devem ser direcionados para respostas que ajudem a subsidiar ações: 

Exemplo: Uma empresa do ramo automobilístico deseja saber o perfil de seus consumidores, com vistas a lançamento de um novo veículo esportivo. 

b) Direcionados para a avaliação de certas ações ou programas: 

Exemplo: Qual o efeito da campanha de arrecadação de roupas e agasalhos para a integração dos alunos da faculdade com a comunidade? 



c) Direcionados a verificar as consequências de várias alternativas possíveis: 

Exemplo: O professor está interessado em identificar qual o sistema de aula seria o mais apropriado para melhorar o desempenho dos alunos em determinada disciplina no curso. 

d) Direcionados à predição de acontecimentos, com vistas a planejar uma ação adequada: 

Exemplo: Uma empresa petrolífera está interessada em verificar em que medida a construção de um pólo de exploração de gás natural vai interferir na vida da população da cidade. 

3.2. Problemas de ordem intelectual 

a) Direcionados para a exploração de um objeto pouco conhecido: 

Exemplo: Qual o logotipo deve ser utilizado por determinada Empresa para melhorar a divulgação de sua marca? 

b) Direcionados para áreas já exploradas, com o objetivo de determinar com maior precisão e apuro as condições em que certos fenômenos ocorrem e como podem ser influenciados por outros: 

Exemplo: Levantamento dos principais fatores que contribuem para o alto índice de absenteísmo nas Empresas. 

c) Direcionados para a testagem de alguma teoria específica: 

Exemplo: O pesquisador, a partir de um grupo de micro e pequenas empresas localizadas na Capital de São Paulo, dispõe-se a verificar a importância dos cursos e treinamentos no processo de capacitação profissional dos funcionários para o aumento da produtividade. 

d) Direcionados para descrição de um determinado fenômeno: 

Exemplo: Traçar o perfil dos alunos que ingressam no curso de Administração da Faculdade. 



5. Caracteristicas do problema 

6. Delimitação do problema 

Entende-se por delimitação do problema o acto de colocar limites a uma investigação científica. De acordo com Lakatos e Marconi (2003), os limites de uma pesquisa podem ser determinados por meio de três tópicos: 

Assunto 

O estudante escolhe um tópico para que o assunto do trabalho não fique muito extenso ou complexo. 

Extensão 

Em um trabalho, nem sempre o estudante pode abordar todo o campo em que os factos acontecem. 

Série de factores 

A delimitação do problema de um trabalho também pode ser realizada através de meios humanos, económicos ou então exiguidade de prazo. 



Em alguns casos, não é preciso fazer a delimitação do problema, Tal afirmação se justifica pelo fato de existirem temas e assuntos que estabelecem seus próprios limites. Lakatos e Marconi, citando Ander-Egg (1978), afirmam que essa limitação pode ser determinada quanto ao objecto de estudo, campo de investigação e nível de investigação. 


7. Critérios de pesquisa bibliográfica 

A pesquisa bibliográfica é uma etapa fundamental em todo trabalho científico que influenciará todas as etapas de uma pesquisa, na medida em que der o embasamento teórico em que se baseará o trabalho. Consistem no levantamento, seleção, fichamento e arquivamento de informações relacionadas à pesquisa. É imprescindível, portanto, antes de todo e qualquer trabalho científico fazer uma pesquisa bibliográfica exaustiva sobre o tema em questão, e não começar a coleta de dados e depois fazer a revisão de literatura, como algumas vezes se observa em alguns profissionais de saúde e acadêmicos no início de formação científica. Essa pesquisa bibliográfica tem os seguintes objetivos: 



• Fazer um histórico sobre o tema. 

• Atualizar-se sobre o tema escolhido. 

• Encontrar respostas aos problemas formulados. 

• Levantar contradições sobre o tema. 

• Evitar repetição de trabalhos já realizados. 


8. Formas e métodos de pesquisa bibliográficas 

Formas de pesquisa são conjunto de preceitos ou processos de que se serve uma ciência ou arte; é a habilidade para usar esses preceitos ou normas, a parte prática. Toda ciência utiliza inúmeras técnicas na obtenção de seus propósitos. 

A pesquisa bibliográfica, ou de fontes secundárias, abrange toda bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses, material cartográfico etc., até meios de comunicação orais: rádio, gravações em fita magnética e audiovisuais: filmes e televisão. Sua fmalidadeé colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito, dito ou fIlmado sobre determinado assunto, inclusive conferencias seguidas de debates que tenham sido transcritos por alguma fonna, quer publicadas, quer gravadas. Para Manzo (1971:32), a bibliografia pertinente "oferece meios para definir, resolver, não somente problemas já conhecidos, como também explorar novas áreas onde os problemas não se cristalizaram suficientemente" e tem por objetivo permitir ao cientista "o reforço paralelo na análise de suas pesquisas ou manipulação de suas informações" (Trujillo, 1974:230). Dessa fonna, a pesquisa bibliográfica não é mera repetição do que já foi dito ou escrito sobre certo assunto, mas propicia o exame de um tema sob novo enfoque ou abordagem, chegando a conclusões inovadoras. 

Tipos e fontes bibliográficas 

Da mesma fonna que as fontes de documentos, as bibliográficas variam, fornecendo ao pesquisador diversos dados e exigindo manipulação e procedimentos diferentes. 

a. Imprensa escrita 

b. Meios audiovisuais 

c. Material cartográfico (mapa com divisão politica e administrativa; - mapa hidrográfico); 

Publicações (livros, teses, monografias, publicações avulsas, pesquisas).

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