Pedagogia e sua origem
A
humanidade desde os primórdios definiu que Pedagogia
é a ciência da Educação e tem como objecto de estudo a educação.
No
tocante a origem, o termo ou a palavra Pedagogia surgiu na Grécia antiga, onde,
apidós, que significa criança e agogé, que quer dizer condução,
ou ato de conduzir alguém a algum lugar.
Na
antiga Grécia, eram chamados de pedagogos os escravos que acompanhavam as
crianças que iam para a escola. Como escravo, ele era submisso à criança, mas
tinha que fazer valer sua autoridade quando necessária. Por esse motivo, esses
escravos desenvolveram grande habilidade no trato com as crianças.
Conceito de Pedagogia
Segundo
Piletti (2004), Pedagogo é o especialista em assuntos educacionais e Pedagogia
é o conjunto de conhecimentos sistemáticos relativos ao fenómeno educativo.
Daí
que de acordo com Durkheim & Radice, citados por Piletti (2004), existem
diversas definições de Pedagogia, a destacar:
ü Pedagogia é
a ciência da Educação;
ü Pedagogia é
a ciência e arte de educar;
ü Pedagogia é
a arte de educar;
ü Pedagogia é
a reflexão metódica sobre a Educação para esclarecer e orientar a prática
educativa.
O
Conceito moderno de Pedagogia, conforme Prof. C. Mattos citado por Piletti
(2004), refere que ela é a filosofia, a ciência e a técnica da educação. Esse
conceito é completo porque abrange todos os aspectos fundamentais da Pedagogia.
Objecto da Pedagogia
A
Pedagogia não possui quanto ao seu objecto de estudo um conteúdo
intrinsecamente próprio, mas um domínio próprio (a educação), e um enfoque
próprio (o educacional), que lhe assegurara seu carácter científico.
O
objecto de estudo do Pedagogia compreende os processos formativos que actuam
por meio da comunicação e intercâmbio da experiência humana acumulada. Estuda a
Educação como prática humana e social naquilo que modifica os indivíduos e os
grupos em seus estados físicos, mentais, espirituais e culturais.
Nesta
ordem de ideia, o Objecto da Pedagogia é a prática educativa, ou seja, o
fenómeno educativo.
A pedagogia e sua importância educacional
Segundo Libâneo (2002), o universo
da pedagogia é uma integração entre
diferentes formas de conhecimento e acções voltadas ao científico, sendo que a
proposta educacional é a de facilitar a educação humana. A pedagogia passa a ser
factor essencial, pois, a formação do pedagogo no processo de desenvolvimento
educacional humano
diferentes formas de conhecimento e acções voltadas ao científico, sendo que a
proposta educacional é a de facilitar a educação humana. A pedagogia passa a ser
factor essencial, pois, a formação do pedagogo no processo de desenvolvimento
educacional humano
A pedagogia contribui de forma efectiva
em determinados contextos sociais e
culturais, englobando todos os aspectos necessários para formação humana como: físicas, emocionais, intelectuais envolvem teoria e prática
culturais, englobando todos os aspectos necessários para formação humana como: físicas, emocionais, intelectuais envolvem teoria e prática
Tendo o desenvolvimento social
adequado o indivíduo
passa a ser um ser humano mais sociável. e socioculturais. Assim, no decurso da história, a Pedagogia firmou-se como correlato da educação é a ciência do ensino. Entretanto, a prática educativa é um facto social e almejado por todas as pessoas, ricas, pobres, negras, brancas, indígenas, etc…, cuja origem está ligada à da própria natureza de promoção e de poder da humanidade.
passa a ser um ser humano mais sociável. e socioculturais. Assim, no decurso da história, a Pedagogia firmou-se como correlato da educação é a ciência do ensino. Entretanto, a prática educativa é um facto social e almejado por todas as pessoas, ricas, pobres, negras, brancas, indígenas, etc…, cuja origem está ligada à da própria natureza de promoção e de poder da humanidade.
tags:
objetivo da pedagogia
pedagogia como ciencia
ramos da pedagogia
tudo sobre pedagogia
pedagogia como ciencia pdf
como se divide a pedagogia
pedagogia infantil
tipos de pedagogia
0 Comentários